A partir desta segunda-feira (10) o governo federal disponibiliza pela primeira vez uma vacina contra o vírus papiloma humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, transmitido por relações sexuais. O público-alvo são as meninas com idade entre 11 e 13 anos.

O Ministério da Saúde espera aplicar as doses nas escolas, seja na rede pública ou privada.

 

A vacinação será feita em três doses. A segunda ocorre seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos. Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país. A vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero.

É importante que haja um trabalho de esclarecimento e orientação aos pais como material informativo impresso e palestras. O fato de ter a vacinação vai promover nas escolas uma preparação adequada, ao criar uma forma para tratar o assunto. A escola é um centro de formação para todas as áreas da vida, e se a vacina pode ajudar a combater o câncer, ela não pode ficar de fora. Para se formar um cidadão, a saúde é parte fundamental. Entretanto, cabe também aos pais e ao governo a complementação deste processo.

 

Secom/CPP