Cada escola estadual oferecerá apenas um de três ciclos – 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano e ensino médio. Governo espera adotar a mudança a partir do ano que vem
O governo decidiu dividir as escolas estaduais de São Paulo por ciclos de ensino, em um plano que vai fazer até metade dos alunos da rede paulista mudar de escola já a partir do ano que vem. O objetivo é que a maioria das unidades ofereça classes de apenas um dos três ciclos do ensino básico – anos iniciais (1º ao 5º) e finais (6º ao 9º) do ensino fundamental e ensino médio. Atualmente, cerca de um terço das escolas estaduais funciona assim.
Com a mudança, uma região com três escolas para alunos de todas as séries terá uma unidade para cada etapa. O secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, estima que o plano vai afetar até mil escolas e entre 1 milhão e 2 milhões de alunos. A rede tem 5.108 escolas e 3,8 milhões de alunos.
O plano foi apresentado aos 91 dirigentes de ensino de todas as regiões do estado nesta terça-feira (22). Eles irão avaliar a proposta e terão uma semana para sugerir ajustes. Definida a lista de escolas que serão alteradas, a secretaria planeja convocar pais para um recadastramento e, no dia 14 de novembro, informar as novas unidades dos estudantes que serão transferidos.
Segundo a pasta, os alunos vão estudar a no máximo 1,5 Km dos colégios onde estão. Segundo Herman, tudo depende da análise que será feita pelos dirigentes. “Nós conseguimos ver o macro, mas eles conhecem melhor as cidades e os bairros. O objetivo não é prejudicar nenhum aluno. Ao contrário, é facilitar a vida do menino e da família”, diz.
Na divulgação mais recente do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), relativa a 2013, o ensino médio da rede estadual paulista regrediu. Com nota de 3,7, em uma escala de zero a 10, não atingiu a meta estabelecida de 3,9.
Avaliação. O governo estadual avalia que a estrutura física da rede está defasada, pois as escolas foram construídas para atender uma demanda maior do que a atual e, hoje, têm muitas vagas ociosas. Em 14 anos, as escolas perderam quase 2 milhões de alunos. Contribuíram para isso mudanças como a municipalização do 1º ao 5º ano, a migração de alunos para a rede privada e a queda da população em idade escolar.
Para o secretário, a reorganização vai permitir uma gestão melhor. Com mais classes de um só ciclo, os professores efetivos poderão cumprir a jornada toda no mesmo endereço. Além disso, a reorganização vai liberar espaço para ampliar o ensino em tempo integral – hoje presente em menos de 10% das escolas – e ajudará na adequação das unidades às necessidades específicas de cada faixa etária.
Os parquinhos de colégios que deixarem de atender crianças menores, por exemplo, podem virar quadras. No espaço de salas vazias pode surgir um laboratório. Obras, porém, só devem ser feitas depois, afirma o secretário. Ele defende ainda que o ciclo único irá trazer benefícios pedagógicos.
A reorganização poderá levar até ao fechamento de algumas unidades, mas Voorwald diz que os espaços continuarão sendo usados para educação, com creches ou escolas técnicas, por exemplo. Ele diz não esperar resistência dos docentes à medida – parte da categoria parou por 89 dias neste ano. Mas reconhece que “todas as vezes que se mexe numa rede complexa pode ter repercussão negativa”.
Secom/CPP – informações da Folha de São Paulo

Não deram aumento salarial,
não se preocupam com a educação,
e ficam inventando “novos projetos” para enganar os incautos,
e desviarem a atenção do Professores e da sociedade…
Fala sério…
Chega ser patética a estupidez dos que gerenciam a Secretaria de Educação. Não seria mais coerente primeiro anunciar as mudanças para que o professor se preparasse para uma eventual remoção ou redução de jornada para aqueles que acumulam cargo e precisam de aulas no período noturno? Quem já fez inscrição ,optou por jornada integral poderá rever sua inscrição ?
Prezados,
De acordo com a nova proposta do Governo, as escolas serão dividas em ciclos. Até aí, tudo bem, se não fosse por um impasse: os professores serão realocados em outras instituições? No caso dos PEB I, tudo indica que isso irá ocorrer devido à natureza da função, assim como no caso dos PEB II, como Geografia, Ciências, etc. Todavia, no meu caso, sou PEB II – Educação Física e há 10 anos trabalho com o Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º ao 5º ano). Recebemos a notícias que a minha escola está sendo cotada para receber os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano), e não continuar com os Anos Iniciais (atualmente funciona em dois período SOMENTE com Anos Iniciais). Minha preocupação repousa no fato de que, sendo PEB II – Educação Física, não haveria necessidade de me removerem, uma vez que os Anos Finais possuem essa disciplina no currículo. Contudo, e conforme já citei, há 10 anos trabalho nos Anos Iniciais e não desejo trabalhar nos Anos Finais, sendo que, gostaria de alguma forma, se possível de me remover para uma escola próxima à minha (também já sabemos qual seria), até como forma de justiça às nossas condições, pois eu seria muito infeliz se, de uma hora para outra, tivesse que me afastar de toda minha equipe por uma decisão a qual não tivemos participação (e provavelmente jamais teremos). Se isso ocorrer, não vou aguardar remoção (até porque corro o risco de não conseguir) e gostaria de entrar com uma ação para continuar atuando com a faixa etária que já venho trabalhando. Ou por acaso TODA A EQUIPE SERÁ REMOVIDA para uma escola próxima também, independente de ser de uma disciplina existente em todos os ciclos?
Sinceramente, eu seria muito infeliz se tivesse que, de uma hora para outra, ter que trocar de ciclo e, já muito decepcionado por ter perdido a prefeitura (como PEB I) por ter que cumprir o tempo necessário às condições da Bolsa Mestrado, tivesse que atuar com outra faixa etária. Portanto, gostaria de maiores esclarecimentos, porque se eu tiver que entrar com uma ação para garantir minha transferência para uma escola com Anos Iniciais, assim o farei! Conforme já citei, os PEB I e os PEB II (exceto Artes e Educação Física), não terão escolha. Mas e os PEB II – Artes e Educação Física??? Permanecerão ou irão juntamente com a equipe para a escola mais próxima???