Atualizado em 25 julho, 2023 às 15:31

Ano letivo paulistano termina em 21 de dezembro

Foto: Envato

Os alunos da rede municipal de São Paulo voltam às aulas nesta segunda-feira (24), após o recesso escolar de 10 a 21 de julho. Segundo o calendário escolar, as atividades do ano terminam em 21 de dezembro.

Todas as programações serão retomadas nesta segunda, assim como atividades no contraturno e de recuperação de aprendizagens. Os serviços de apoio, como o Transporte Escolar Gratuito (TEG), alimentação, além do programa de aquisição de material e uniforme, seguem disponíveis às famílias.

O retorno também marca a retomada do trabalho das mulheres que atuam como Mães Guardiãs no apoio da Busca Ativa de estudantes nas escolas da rede municipal. Elas ingressaram no programa, inicialmente, durante a pandemia da Covid-19 para apoiar o cumprimento dos protocolos sanitários. Entretanto, neste ano, passaram a ter uma nova função e colaboram com as ações de combate à evasão escolar no município.

Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)

Neste mês, a Prefeitura de São Paulo liberou R$ 186,9 milhões referentes ao segundo repasse do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) destinado às melhorias nas escolas. Os recursos podem ser utilizados pelas unidades para manutenção e pequenos reparos, aquisição de materiais e equipamentos para os projetos pedagógicos, além de materiais de consumo necessários ao funcionamento da unidade de forma mais ágil e menos burocrática.

Sábado em família’

Em 5 de agosto, as 4,1 mil unidades educacionais municipais estarão abertas para as programações do “Sábado em família”. Na ocasião, pais ou responsáveis serão acolhidos para dialogarem sobre as vidas escolares dos estudantes. O encontro incentiva a aproximação e estreitamento de laços entre escola e comunidade, segundo a Prefeitura.