Evento aconteceu no sábado (19) no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo
Alunos das escolas estaduais Conde do Pinhal, de São Carlos; Mário Pereira Pinto, de Campo Limpo Paulista; e Professor João Batista Leme, de Rio Claro; participaram, no sábado (19), da fase estadual, nível 1, da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Ao todo, dezessete estudantes competiram na modalidade prática do torneio, sob orientação de seus respectivos professores. As equipes classificadas garantem vaga para a etapa nacional, prevista para o mês de outubro.
Nesta fase da competição, os alunos tinham de construir e programar um robô de resgate autônomo em um ambiente que simula um desastre. O robô seguia um caminho e desviava dos obstáculos para localizar as vítimas e completar o resgate.
Três equipes representaram a região de São Carlos. A dirigente de ensino Débora Costa Blanco falou do orgulho que é ter alunos tão engajados. “Acompanhamos nossas equipes da robótica em cada etapa da competição e classificar três delas para a fase estadual é uma alegria muito grande”, comemora.
Pela primeira vez participando da competição na fase estadual, Alycia Alves, da EE Mário Pereira Pinto comentou sobre a experiência: “Dá um nervoso, mas é muito bom. As coisas que aprendemos aqui são muito importantes”.
Pensando no futuro, a estudante Gabriela Silva, da EE Professor João Batista Leme, sonha em se tornar uma programadora profissional. “Estar aqui vai me levar a muitos outros torneios”, afirma.
A OBR ocorre desde 2007 e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina. A etapa do sábado aconteceu no Centro Universitário FEI, em São Bernardo do Campo, e foi dividida em 2 níveis: nível 1 para alunos do 1º a 8º ano, e nível 2 para alunos do 8º e 9º anos e Ensino Médio ou Técnico.