Uma pesquisa realizada pelo professor José Marcelino de Rezende Pinto, da Universidade de São Paulo (USP), revela que faltam profissionais da educação interessados por seguir carreira em sala de aula. O resultado se dá porque o número de licenciados entre 1990 e 2010 seria suficiente para atender à demanda atual por docentes. 

 

Atualmente, o número de total de vagas na graduação é três vezes maior do que a demanda por professores para disciplinas de educação básica. A partir disso, o estudo mostra que há necessidade de tornar a carreira mais interessante, incentivando a permanência estudantil na área. Em todas as áreas, só as vagas de graduação nas universidades públicas já preencheriam o quadro. 

 

A pesquisa cruzou dados de número de formados X demanda em sala de aula. De acordo com Marcelino, um dos principais problemas é o salário, que faz com que os profissionais prefiram seguir carreira em outras áreas. Além da baixa remuneração, pesa sobre o professor o desgaste do exercício profissional. 

 

Com relação a outras profissões, os cursos de formação de professores têm evasão maior que 30%, média acima daquela registrada por outras graduações. A demanda atual é de 170 mil professores apenas nas áreas de matemática, física e química. Só na rede estadual de SP, 21% dos cargos necessários estavam vagos em 2013. Apesar disso, o governo alega que os alunos não ficam sem aulas.

 

Secom/CPP