Interessados ainda podem garantir a certificação até 8 de setembro; as inscrições são gratuitas
Com o isolamento social e o fechamento das escolas, o processo de desenvolvimento das crianças que estavam iniciando o processo de alfabetização atrasou trazendo preocupação para os pais. Com a retomada das aulas presenciais em diversas regiões do Brasil, educadores e toda a comunidade escolar precisarão ficar atentos a uma série de questões para tornar o processo de alfabetização mais proveitoso e eficaz.
Visando contribuir para a formação dos educadores que enfrentam os desafios de alfabetizar estudantes neste momento de retomada das aulas presenciais, foi realizada a VII Semana Rede Pedagógica. Promovido pela Rede Pedagógica, grupo de educadores composto por profissionais de toda a América Latina, o evento debateu nesta edição o tema ‘Alfabetização’, alicerce para uma educação de qualidade.
De acordo com Erika Radespiel, diretora pedagógica da Rede, é importante discutir metodologias em prol da alfabetização das crianças em um mundo cada vez mais globalizado, tecnológico e diverso. “A alfabetização deve ainda ser discutida de forma ampla e não apenas restrita à apropriação da língua escrita. Por esse motivo, a formação é indicada não apenas para professores alfabetizadores da última etapa da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, mas para todos os educadores, estudantes e pessoas que se interessam pela temática. As famílias também podem participar, sem restrições”, explica.
Alfabetização e psicologia
O processo emocional no desenvolvimento da aprendizagem foi um dos temas destacados no evento. Segundo a doutora em educação pela Universidade de Brasília (UnB), Simone Lavorato, a alfabetização não se refere apenas à compreensão e reprodução das palavras, pois envolve também a aquisição de um conjunto de habilidades motoras e cognitivas.
“É muito importante entender que os aspectos psicológicos e emocionais afetam diretamente o processo de aprendizagem e alfabetização, pois alfabetizar não é ensinar a ler e escrever de forma mecânica”, afirma a especialista, que ministrou uma apresentação no encerramento do evento. “Para alfabetizar é preciso compreender o mundo e realizar uma conexão entre cognição e emoção, promovendo aprendizagens significativas que considerem os aspectos psicológicos das crianças”, completa.
Os educadores que não puderam acompanhar toda a programação ao vivo ainda podem ter acesso ao material até o dia 8 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no link Semana Rede Pedagógica.
Além da apresentação da doutora Simone Lavorato, também participaram desta edição da Semana Rede Pedagógica o doutor Lino de Macedo, maior referência do Brasil em processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil; o pós-doutor Cristiano Muniz, especialista em Alfabetização Matemática e consultor do Ministério da Educação; a doutora Silvia Colello, professora e Livre-Docente da Universidade de São Paulo; a doutora Maria Alice Junqueira, psicóloga, coordenadora do Letra Viva Alfabetiza; e os músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, compositores e criadores da Palavra Cantada.
Inscrições seguem abertas – As inscrições são gratuitas e podem ser confirmadas no site Semana da Rede. É necessário realizar o cadastro com nome completo, endereço eletrônico (e-mail) e senha para ter acesso aos conteúdos. O certificado é emitido pelo próprio aluno, no ambiente virtual de aprendizagem, após a conclusão da formação. Não será cobrada taxa para emissão de certificado.
VIII Semana Rede Pedagógica
A próxima edição da Semana Rede Pedagógica já está sendo organizada para acontecer entre os dias 1º e 7 de novembro. Com foco na Avaliação, VIII Semana Rede Pedagógica já está com inscrições abertas no site Semana na Rede. A capacitação, totalmente gratuita e on-line, é voltada para professores, coordenadores, orientadores, diretores e outros profissionais da Educação.
Informações: rede@redepedagogica.com.br.