Como gerente executiva no desenvolvimento de Programas e Projetos da Fundação Abrinq, Denise Maria Cesario é a nossa convidada a participar do especial “Leitura, abrace esse prazer”. A socióloga, especialista em gestão de projetos sociais e direitos da criança e do adolescente, explana a respeito de ações da Fundação Abrinq e suas contribuições para a melhoria da qualidade da educação infantil.
Foto : “Criança participante do Projeto Jeitos de Aprender na Educação Infantil da Fundação Abrinq”
Portal CPP: Como a Fundação ABRINQ se envolve com a educação?
Denise Maria Cesario: A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1990. Desde então, sua missão é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. As ações que realizamos ocorrem por meio da operação de programas e projetos nos eixos de educação, saúde e proteção, incidência política e comunicação da causa.
Os projetos da área de educação têm como foco a educação infantil (creche e pré-escola), com abordagem para acesso e qualidade da educação. (Leitura, escrita, raciocínio lógico, formação de professores e profissionais e inclusão de famílias). E também na qualidade da educação no campo com abordagem sobre segurança alimentar, agricultura sustentável, direitos de crianças e adolescentes e combate ao trabalho infantil no meio rural. Quais os projetos mais significativos da Fundação ABRINQ para este ano?
Os projetos realizados na área de educação são:
Projeto Creche para Todas as Crianças: contribui com a melhoria da qualidade da educação infantil.
Projeto Ciranda do Aprender: contribui para a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e coordenadores pedagógicos que atuam na educação infantil, visa o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao raciocínio lógico, leitura e práticas de linguagem e comunicação em pré-escolas.
Projeto Escola no Campo: contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo por meio da qualidade na educação integrando ações nas áreas da saúde, segurança alimentar, agricultura e direitos de crianças e adolescentes.
Projeto Construindo Saberes: contribui com o desenvolvimento das práticas de leitura e linguagem de crianças, por meio da formação de professores e coordenadores pedagógicos e doação de acervo literário para as instituições públicas de educação.
Quais as ações da Fundação ABRINQ em relação ao incentivo à leitura?
Projeto Ciranda do Aprender
O Projeto Ciranda do Aprender (de 2015 a 2017) acontece em 6 municípios nos estados de SP, SC, PE, MA, PA e MG. O principal objetivo do Projeto Ciranda do Aprender é a qualificação das práticas pedagógicas promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, leitura, linguagem e comunicação de crianças matriculadas em pré-escolas. Além disso ele possibilita a participação das famílias no processo de aprendizagem das crianças. O projeto também realiza doação de acervos de jogos e livros que serão relevantes nas práticas vivenciadas, apresentando a leitura de forma prazerosa, com ludicidade, curiosidade e interesse das crianças.
Projeto Jeitos de Aprender na Educação Infantil
A Fundação Abrinq realizou por 4 anos (de 2011 a 2015) o Projeto Jeitos de Aprender na Educação Infantil com objetivo de contribuir para a melhoria das práticas de leitura, escrita e raciocínio lógico, por meio da formação de professores e coordenadores pedagógicos, e a aquisição de kits educativos compostos por livros e jogos de raciocínio lógico para Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs e Centros de Educação Infantil – CEIs em São Paulo (SP). O Projeto fortaleceu as práticas de leitura, de brincadeiras e de raciocínio lógico de crianças, os vínculos e o estímulo das atividades com as famílias.
Projeto Mudando a História
A Fundação Abrinq realizou por 10 anos (de 2001 a 2011) o Projeto Mudando a História em São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, tendo excelentes resultados na formação dos adolescentes e crianças. O objetivo do Mudando a História era contribuir com o desenvolvimento das capacidades leitoras em crianças e jovens, por meio da ação do jovem como um agente de intervenção e transformações sociais positivas. Assim de 2001 a 2011 foram formados 1.256 jovens multiplicadores, 12.008 jovens como mediadores de leitura e 130.504 crianças participaram das sessões de mediação de leitura realizadas por esses jovens. O Projeto Mudando a Historia realizou várias ações: fortalecimento da rede e implementação das ações regionalmente, formação de novos mediadores, realização de mediações com crianças, qualificação de acervos literários, eventos públicos em geral e formação de multiplicadores visando à sustentabilidade do projeto.