O governo paulista prorrogou na quinta-feira (31 de dezembro) a quarentena no estado de São Paulo até 7 de fevereiro. Segundo o Decreto nº 65.437/20, publicado no Diário Oficial do Estado, a prorrogação ocorre por “necessidade de conter a disseminação da covid-19 e garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde”.
Na prática, a prorrogação da quarentena permite que continue em funcionamento a classificação – em Fase Vermelha, Laranja, Amarela, Verde e Azul – das regiões do estado de São Paulo. Até 3 de janeiro, todas as regiões ficaram na Fase Vermelha de combate à pandemia do novo coronavírus.
O atendimento presencial ficou proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimento de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria ficaram liberados.
O Decreto nº 65.437/20 também prorrogou, até 7 de fevereiro, a suspensão de atividades não essenciais da administração pública estadual.