Em participação na cerimônia de solenidade de inauguração de três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, a presidente Dilma Rousseff informou que o governo tem investido R$ 14 bilhões para a capacitação de 8 milhões de alunos até 2014 no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

 

Segundo a presidente, é preciso priorizar estudantes trabalhadores e trabalhadores estudantes para que tenhamos crescimento e para que sejamos uma nação desenvolvida. Em função disso, foi necessário investir em ensino técnico de alta qualidade, o que subsidia salário maior e, portanto, mais perspectiva. “O Brasil está fazendo esforço não só para gerar emprego, como gerar o maior emprego possível.”

 

Dilma reforçou ainda que mais do que cursos, a qualificação para o mercado de trabalho depende dos próprios alunos, pois em qualquer programa a coisa mais importante são as pessoas. A presidente lembrou também de salientar a importância dos professores no processo de educação. “Só podemos ter educação de qualidade com professores melhor remunerados e melhor capacitados.” 

 

SECOM/CPP