O governo de São Paulo anunciou nesta segunda que vai abrir vagas para contratação de pais e mães de alunos da rede pública para ajudar no controle dos protocolos sanitários contra a Covid-19 na volta às aulas presenciais, como fez a prefeitura da capital paulista. Os pais atuariam como agentes escolares e auxiliariam na aferição da temperatura dos estudantes, bem como nas atividades ligadas ao cumprimento das regras sanitárias nas escolas.

A iniciativa faz parte da formulação do antigo Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, também conhecido como Frente de Trabalho, que a gestão João Doria (PSDB) pretende lançar no mês de março e que deve oferecer uma remuneração e qualificação profissional para a população desempregada.

O projeto agora chamado Bolsa-Trabalho foi enviado ainda nesta segunda (22) à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), e o governo espera que a votação seja feita até o fim da semana. A expectativa do governo é disponibilizar 70 mil vagas a partir de março. Não foram divulgados quantos desses postos serão destinados a pais e mães de alunos da rede estadual.

O novo programa prevê que o beneficiário receba bolsa-auxílio de R$ 450 por até cinco meses para trabalhar em atividades laborais no setor público por meio período. Além disso, poderá fazer cursos de qualificação profissional, online ou presencial, nas áreas de atendimento, vendas e gestão.

O projeto de lei também autoriza que as prefeituras ofereçam postos de trabalho e aumentem a bolsa-auxílio dos beneficiários. A secretária de Desenvolvimento, Patrícia Ellen, também anunciou que os estudantes que se inscreverem nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão bolsa de R$ 210 para custeio de transporte e alimentação para que não interrompam os estudos.

Serão ofertadas 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa auxílio, destinadas a estudantes maiores de 16 anos, desempregados, que morem no estado de São Paulo, que tenham boa frequência nos cursos e não recebam seguro-desemprego. As informações podem ser consultadas no site Cursos Via Rápida.