Os governos federal, estaduais e municipais convocaram escolas de todo o País para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ação foi iniciada ontem (2), dia lembrado como nacional da mobilização pelo documento. A proposta é que escolas e redes reúnam professores, pais, estudantes e comunidade escolar para discutir o que os alunos têm de aprender em cada ano.
A ideia do Ministério da Educação (MEC) é que escolas se organizem em datas específicas para debater o documento até o dia 15, data em que se encerra a consulta pública. Uma contribuição para as discussões está disponível no site do projeto, por meio de material de apoio. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, as propostas enviadas pelas escolas serão esquematizadas e incluídas nas sugestões de mudança do modelo inicial.
No dia 15, será iniciada a análise das contribuições do primeiro ciclo de debates. O site continuará recebendo sugestões depois dessa data, mas é importante que até o final da primeira quinzena do mês sejam finalizadas as reuniões nas unidades escolares. Após a conclusão da proposta final, o documento deve formular e determinar o currículo mínimo comum para todos os alunos das escolas de educação básica nacional.
Secom/CPP