A Secretaria Estadual da Educação valorizou a iniciativa do professor, Jessé Brito Nascimento da E.E. Condomínio Residencial Village, que em Itaquaquecetuba, com suas mãos habilidosas, é mestre na promoção da arte em estilo de histórias em quadrinhos japonesas, os mangás. O projeto “Arte no Muro” é desenvolvido na escola há três anos. Começou tímido e conquistou a participação dos alunos à medida que descobriam suas habilidades com o pincel, tinta e latas de spray. Hoje, todas as classes estão envolvidas e já imprimiram criatividade em algum espaço da escola.
Prevenir a pichação foi o motivador da iniciativa. O grafite foi o meio utilizado pela direção para mandar o recado na língua dos estudantes. “A escola tentou fazer uma outra abordagem com a comunidade, mostrando algo diferente da pichação: o grafite como estilo de fazer arte”, diz a vice-diretora Josiane de Carvalho Bueno.“Pra mim, é muito importante saber que ajudei na formação dos alunos. Ensinando valores que contribuirão para serem pessoas cada vez melhores”, fala Jessé.
Sem pressa, a estudante do Ensino Médio, Caroline Azevedo, observa as obras feitas pelos amigos. Como quem caminha em uma galeria de arte a céu aberto, ela reflete sobre o significado de cada contorno. “Eles estão enfeitando algo nosso, um patrimônio da comunidade. Estudo aqui e gosto muito de ver o carinho que as pessoas têm por essa escola”.“É uma arte bem ‘muralista’ mesmo. A gente trabalha para mostrar a arte através dos muros e o que me inspira é mostrar essa arte para todos os tipos de pessoas”, explica o professor.
Secom/CPP