Em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (3), o ministro da Educação Aloizio Mercadante, avaliou que a evolução do Brasil no Pisa, (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa, na sigla em inglês) especialmente em matemática, como positiva.

 

A prova, organizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne países industrializados) é a principal avaliação internacional da educação básica, aplicada a cada três anos em estudantes de 15 e 16 anos nas áreas de matemática, leitura e ciências.

 

Em matemática, o Brasil ficou em 58º lugar, entre 65 países. Está atrás de Cazaquistão, México e Uruguai. Na frente de Argentina e Peru. Só 1% dos alunos brasileiros está nos melhores níveis de matemática e 67% estão no pior nível.

 

Nos demais requisitos, leitura e ciências, o Brasil não melhorou de 2009 para 2012.

 

Em leitura, o Brasil está em 55º lugar e em ciências, ocupa o 59º. As informações são baseadas nas provas aplicadas em 2012.

 

O ministro Aloizo Mercadante afirmou que os números representam uma ‘grande vitória’ para a educação no Brasil e ressaltou  a diferença de gasto em educação entre os países analisados. Com base em dados de 2010, o Brasil teria investido anualmente US$ 2.571,00 por aluno do ensino médio. A média da OCDE é de US$ 9.014,00. “Estamos comparando com países que investem muito mais em educação do que o Brasil. Acho que foi um grande avanço e merece ser reconhecido e valorizado, apesar de termos muito trabalho pela frente” – enfatizou Mercadante.

O resultado do Pisa foi divulgado em Londres.

 

SECOM/CPP