Apenas 23% esperam se aposentar depois dos 60 anos, aponta Datafolha; governo quer barreira aos 65
A maioria dos brasileiros é a favor da ideia de estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria, aponta pesquisa Datafolha realizada na semana passada. Uma grande parcela, porém, resiste à proposta que está em estudo pela equipe econômica. No total, 53% disseram ser a favor de instituir uma idade mínima para se aposentar, e 43% são contrários. A maior parte dos entrevistados, porém, espera se aposentar antes de completar 60 anos de idade. O governo estuda um limite aos 65 anos.
Segundo a pesquisa, somente 24% dos brasileiros esperam se aposentar depois dos 60 anos. Outros 24% querem se aposentar quando tiverem entre 56 e 60 anos de idade, e 21% gostariam de chegar à aposentadoria antes disso – 45% do total. Outros 17% não opinaram e 14% dos entrevistados já estavam aposentados.
O governo Temer promete apresentar ao Congresso no segundo semestre uma proposta de reforma da Previdência Social para estabelecer idade mínima para as aposentadorias. O presidente interino já indiciou que gostaria de fixar a idade mínima para aposentadoria em 65 anos para os homens e um pouco menos para as mulheres, considerando o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Sindicatos são contra.
Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados acham que os brasileiros se aposentam mais tarde do que deveriam e 27% dizem que eles param de trabalhar no momento certo. Somente 11% acham que os brasileiros se aposentam cedo demais. Para 57% dos entrevistados, a idade mínima para aposentadoria pode ser a mesma para homens e mulheres. Outros 41% preferem que o limite seja diferente entre gêneros.
Fonte: Folha de São Paulo
O que não pode é colocar professor nessa conta, só quem vive a rotina de um sala de aula sabe que é impossível chegar ao 65 anos de idade lecionando, por favor CPP, nos defenda!
E os parlamentares que se aposentam com tão somente 08 (oito) aos de contribuição??? Não já passou da hora de rever essa perversidade previdenciária??? Por que eles podem aposentar-se com uma contribuição temporal insignificante, ridícula, enquanto, nós, trabalhadores, que levamos o país nas costas, devemos nos aposentar cada vez mais tarde?? Resposta: dentro do sistema da escravidão branca, os que não têm voz e vez, devem trabalhar para a elite do país – os parlamentares poderem se locupletar e, cada vez, mais, tirar dinheiro de nós. Repito: antes de propor uma mudança previdenciária, deve-se mexer com a previdência parlamentar que, como já se comentou, é uma VERGONHA. Mas isso é esperar demais, para quem legisla em causa própria.