Edição 2016 homenageia Lygia Fagundes Telles, uma das mais importantes autoras do Brasil

Promovido pelo CIEE em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL), o 17º Prêmio Literário Escritor Universitário “Alceu Amoroso Lima” (Tristão de Ataíde) está com inscrições abertas até 30 de setembro. As três melhores redações sobre o tema “A inspiração literária em Lygia Fagundes Telles” dividirão um prêmio de 16 mil reais, ganharão medalhas e diplomas, que serão entregues na sede da ABL, no Rio de Janeiro/RJ.

Uma das mais reconhecidas autoras brasileiras, foi indicada pela União Brasileira de Escritores (UBE) ao Prêmio Nobel de Literatura deste ano, que será anunciado em outubro em Estocolmo, na Suécia. Nenhum brasileiro venceu o prêmio até o momento. Com 92 anos, Lygia recebeu diversos prêmios durante a carreira, tais como o Camões (2005); e o Jabuti (1966, 1974 e 2001); tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, checo, além de obras adaptadas para o cinema, teatro e TV.

O concurso literário, promovido pelo CIEE e pela ABL, é aberto a estudantes de qualquer curso e série regularmente matriculados em instituições de ensino superior. Os trabalhos deverão ser encaminhados para a sede do CIEE (Rua Tabapuã, 445, 9º andar – CEP 04533-011 – Itaim Bibi – São Paulo – SP). O regulamento completo e a formatação do trabalho estão detalhados no site do CIEE. 

Além desse prêmio literário, o CIEE mantém outros dois, em parceria com a o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O objetivo das iniciativas é estimular o hábito da leitura e da escrita entre os estudantes, a fim de colaborar para seu pleno desenvolvimento e formação.
 

Sobre o CIEE

Desde sua fundação, há 52 anos, o CIEE já encaminhou 16 milhões de estudantes para estágio e aprendizagem em 250 mil empresas e órgãos públicos parceiros. Para se ter ideia, o contingente de estagiários é maior do que a população da cidade de São Paulo. A marca confirma o crescente reconhecimento da eficácia do estágio e da aprendizagem em duas importantes frentes: como capacitação prática dos jovens para o mercado de trabalho e como fonte de recrutamento de novos talentos. O CIEE também desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados e destinadas, em especial, a segmentos em situação de vulnerabilidade social como: Programa de Educação à Distância, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Alfabetização para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional, Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura -, Feira do Estudante – Expo CIEE, entre outros.