Estimulados pelo programa Parlamento Jovem, cujas inscrições  da 11ª edição serão abertas na próxima segunda-feira, 17, jovens estudantes do ensino médio ou técnico podem participar de uma simulação de jornada parlamentar. A proposta é fazer com que os candidatos selecionados vivenciem debates e votações como se fossem deputados, conhecendo parte do trabalho político.

 

A participação é condicionada à elaboração de um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter relevância nacional. Tal experiência tem o objetivo de agregar conhecimento na formação de conceitos do Poder Legislativo, educando para a participação e cidadania.

 

No total, serão selecionados 78 projetos, que formarão a representatividade de maneira proporcional à realidade das eleições. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos, desde que esteja matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico. 

 

As inscrições ficarão abertas até 23 de maio, e os interessados devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, acompanhada do projeto de lei, cópia da identidade e declaração de matrícula. As atividades estão programadas para a semana de 21 a 26 de setembro de 2014, nos plenários da Câmara. 

 

Mais informações na página da Câmara dos Deputados

 

SECOM/CPP