O Literatura de Berço, espaço que reúne mães, pais e bebês em torno da literatura e boa música, é parceiro na Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura que acontecerá em São Paulo. O evento começa nesta terça-feira, 7, na Praça da República.

 

A ideia surgiu da necessidade de uma mãe, Cássia Bittens, ter um lugar para trocar experiências sobre a maternidade e, ao mesmo tempo, retomar um antigo hábito prazeroso, o da leitura. Cássia é psicóloga, formada há 14 anos. Sempre foi apaixonada por livros e está certa que famílias que têm o hábito da leitura são famílias mais divertidas.

 

Com o objetivo de proporcionar uma rotina mais criativa, o Literatura de Berço traz uma pausa no dia a dia da família. Durante os encontros, mães e pais entram em contato com autores renomados da língua portuguesa enquanto os bebês são apresentados aos livros de pano e novos sons, que podem ser a leitura de um texto ou o cantar de uma música.

 

Experiências alegres no dia a dia da família promovem a harmonia e propiciam a vinculação entre mães, pais e bebês. O fortalecimento do vínculo familiar é fundamental ao desenvolvimento emocional do bebê e também do casal.

 

Clique aqui e confira o convite para a Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. 

 

Informações sobre literatura de berço:

 

O Literatura de Berço, iniciado em outubro de 2013, é pioneiro em oferecer literatura às mães, pais e bebês, estimulando desde cedo o contato prazeroso com os livros e músicas. Ao todo, já atendeu mais de 300 famílias.

 

Desde de julho de 2014, todos os domingos, às 10h, o projeto está na web rádio AntenaZERO, trazendo músicas de qualidade para os pequenos, dicas de literatura, cultura e informações sobre o desenvolvimento infantil. Em média, 2 mil ouvintes têm acesso ao programa de rádio, que também tem agenda permanente em duas Casas de Cultura.

 

Dicas

 

Como fazer para o bebê ler e quando os pais devem começar?

Os pais precisam sentir prazer em ler para os bebês, não importa se é um ou cinco minutos de leitura, o importante é que o momento seja exclusivo para a leitura em família e que seja uma situação gostosa. É como a famosa frase do eterno Rubem Alves “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”.

 

Assim, você pode começar a ler com o seu bebê desde a gestação, não sendo necessário ler apenas livros infantis, romances e poesias são bem-vindos! Cativar o hábito da leitura nos pais e bebês é a ambição do Literatura de Berço. Confira o site do projeto.

 

Secom/CPP