10 mil voltas ao meu mundo aborda temas sensíveis como ansiedade e Transtorno Obsessivo Compulsivo em adolescentes

Dois jovens, a escola, o esporte, as angústias da adolescência. Seria um enredo bastante normal se os protagonistas não tivessem outra coisa em comum: problemas de saúde mental. Esse é o principal tema abordado por Severino Rodrigues, mestre em Letras pela UFPE, professor de Língua Portuguesa no IFPE e escritor de Literatura Juvenil,  em 10 mil voltas ao meu mundo, lançamento da Editora do Brasil, que conta com ilustrações de Zaire.

Júlia é uma exímia nadadora. Puxou o pai, o campeão brasileiro Juliano Varejão, que além de ser o maior incentivador da menina, é também seu treinador, o que o leva a tomar uma postura rígida no cotidiano da garota. Já Gustavo faz parte do time de basquete da escola, o Quinteto Fantástico.

Apesar do talento para os esportes dos dois jovens, eles precisam aprender a lidar com suas emoções. Júlia tem Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Gustavo sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Eles se aproximam durante um Clube de Leitura e uma prova com o tema “Ansiedade: a doença do século” vai ajudá-los a descobrir seus distúrbios.

10 mil voltas ao meu mundo é uma aventura que leva o leitor a pensar sobre a adolescência, as descobertas do mundo e de si mesmos, e a complexidade dos conflitos e aventuras de cada dia. O livro faz parte da série Cabeça Jovem, que traz à tona os temas que afetam o cotidiano dos jovens, como relacionamentos, conflitos, ansiedade, transtornos e tecnologia.

Curiosidade sobre o autor

Sua inspiração para escrever vem de seu contato diário com os adolescentes e suas memórias. Severino considera de extrema importância abordar temas como a saúde mental dos jovens com cuidado, seriedade e respeito.

O livro possui 246 páginas e  pode ser encontrado nas grandes livrarias por R$ 54,20.