Os  professores, alunos de mestrado e doutorado, além de estudantes devidamente matriculados na graduação e técnicos administrativos de instituições de ensino superior particular e pública que  quiserem participar da seleção para o curso de inglês presencial e gratuito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) devem ficar atentos a inscrição e ao prazo que termina em 27 de julho.

O Ministério da Educação (MEC) está com o cadastro aberto aos interessados em realizar o exame TOEFL. O teste, aceito na maior parte das universidades estrangeiras, é oferecido gratuitamente e tem validade de dois anos.

 

Quanto mais cedo o candidato se inscrever, maiores serão as chances de pegar algum processo aberto neste ano, uma vez que as inscrições para o IsF têm data para acontecer e a divulgação das notas obtidas no TOEFL demoram cerca de 30 dias ou mais para serem entregues.

 

Importante lembrar que sem o resultado dessa prova o candidato, ainda que esteja dentro do perfil, fica impedido de participar da seletiva do curso. Atualmente, o MEC disponibiliza os cursos de inglês e francês, mas planeja incluir o italiano, o japonês e o alemão. Em geral, as aulas são ministradas em instituições de ensino superior federal. A inscrição para o TOEFL deve ser realizada pela internet, no site do IsF. O candidato tem a opção de escolher a data e o horário quando realizar o cadastro.

O manual e outros dados adicionais estão disponíveis para download, no site oficial.  Diferente do My English (MEO), que é online e exige ao menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o IsF é presencial e não adota Enem como critério obrigatório.