O ministro da Educação Aloizio Mercadante assinou, nesta quarta-feira (25), um acordo de cooperação entre o Ministério da Educação (MEC) e a Languages Canada. A parceria estabelecida no 1º Encontro Internacional do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) determina uma série de ações do programa nos dois países, visando o aperfeiçoamento do ensino e aprendizagem das línguas inglesa e francesa no Brasil, assim como a portuguesa no Canadá.

Durante o evento, Mercadante elogiou os avanços do IsF, que quando começou, em 2012, focava apenas no ensino de inglês, e agora se estendeu a outros idiomas, como espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim. O ministro também destacou a importância das universidades brasileiras se internacionalizarem, criando ainda mais opções de programas de pós-graduação.

 

Outro ponto salientado pelo ministro durante seu discurso foi a necessidade de dar prioridade aos professores da educação básica no ensino de idiomas, para que possam formar alunos ainda mais preparados para a vida acadêmica. “É ali que temos 50 milhões de estudantes em sala de aula. Nós estamos chegando na universidade para fazer o idioma, mas deveríamos ter feito a lição de casa antes disso, lá na educação básica. Nós temos de dar prioridade à formação desses professores” disse Mercadante.

Secom/CPP – informações da Universia Brasil