O Ministério da Educação (MEC) iniciou consulta aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para coletar informações que servirão para a criação de uma base nacional curricular. O modelo é pedido antigo de professores e demais envolvidos na área educacional. Com a estruturação de uma base comum será possível definir o que é necessário aprender em cada etapa de ensino.

 

De acordo com o MEC, foram enviados comunicados aos secretários de educação de cada território, assim como para cada uma das representações estaduais da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undima). A partir das informações, será produzido um estudo que sustentará as discussões em torno do assunto. 

 

Os dirigentes podem acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e responder ao questionário sobre as três etapas da educação básica – infantil, ensino fundamental e ensino médio, no módulo relativo ao Plano de Ações Articuladas (PAR). As questões tratam dos documentos e normas curriculares produzidas pelos sistemas de educação a partir de 2010, quando foram publicadas as novas diretrizes nacionais.

 

Os responsáveis também podem enviar documentos digitais com as normativas e propostas curriculares dos respectivos sistemas. A Diretoria de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica fará reuniões com especialistas de universidades e professores de educação básica das diferentes áreas de conhecimento para auxiliar no debate.

 

Secom/CPP