Missão e Valores
Missão
Representar os profissionais do magistério, ativos e aposentados, do estado de São Paulo e seus municípios, almejando garantir os direitos dos professores e uma escola pública de qualidade.
Valores
Nosso trabalho, cuja premissa é a valorização dos profissionais que dedicam a vida à arte de educar, é voltado ao desenvolvimento da educação paulista. Uma sociedade instruída é a ponte para um país melhor e mais justo. Educação é investimento.
História
O Centro do Professorado Paulista nasceu em 1930, quando um grupo de professores percebeu a importância de se organizar uma entidade de classe representativa. Naquela época, apesar de o magistério já ser a maior categoria profissional de servidores públicos do estado de São Paulo, faltava representatividade na sociedade civil. Faltava quem desse voz ao professorado paulista.
Essa carência de representatividade perante os diversos poderes do Estado estimulou a criação do CPP, que surgiu com o objetivo de reivindicar os direitos dos educadores.
A primeira reunião preparatória para a fundação foi presidida por Amadeu Mendes. Cymbelino Ramos de Freitas liderou a organização e a constituição da nova sociedade.
Em 19 de março daquele ano, foi decidido o nome da entidade e formada a comissão que redigiria o estatuto. Os documentos foram aprovados em 30 de abril, em assembleia geral, na qual foi eleita a primeira diretoria e a presidência, que ficou a cargo do professor Cymbelino. Estava instituído o Centro do Professorado Paulista!
A primeira reivindicação da entidade foi a equiparação dos vencimentos de todas as categorias de professores e o aumento progressivo dos salários para evitar o deslocamento do professor, fixando-o em sua escola. Já naquele tempo, houve resistência da Fazenda do Estado, que só acatou os pedidos depois de intensa luta. Foi a primeira de muitas vitórias do CPP.
Ao longo dos anos, a instituição cresceu de forma significativa. O quadro associativo foi ampliado, houve fortalecimento da entidade no interior e várias conquistas históricas contribuíram para melhorar as condições de vida e trabalho dos educadores, inclusive dos aposentados.
Hoje, o CPP é uma entidade de classe consagrada, com cerca de 100 mil associados. Conta com 89 Sedes espalhadas por todo o estado de São Paulo, 4 Subsedes na capital, o Instituto de Estudos Educacionais “Sud Mennucci”, Departamento Médico, 8 Colônias de Férias, clubes e alojamentos. São destaques os Departamentos Jurídico e Procuradoria, que auxiliam diretamente na vida legal e funcional dos associados.
A construção dessa entidade, instalada no coração de São Paulo, é resultado de um grandioso trabalho coletivo. A história do CPP se confunde com a história da educação pública do estado. Uma história baseada na crença de que a transformação de toda e qualquer sociedade depende da educação de seus cidadãos.
