Milton Ribeiro faz declarações equivocadas sobre papel do MEC e a carreira de professor; ele também foi preconceituoso com LGBTs
O Centro do Professorado Paulista vê com preocupação as recentes declarações do ministro da Educação, Milton Ribeiro, que se mostram equivocadas frente aos parâmetros curriculares e em desacordo com o cargo que ocupa. O ministro se mostrou contrário às próprias diretrizes educacionais quando concedeu entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, na quinta-feira (24). Ele falou sobre o papel do ministério, a carreira do professor e orientação sexual.
Ribeiro disse que, “hoje, ser professor é ter quase uma declaração de que a pessoa não conseguiu fazer outra coisa”, o que desvaloriza a carreira do magistério. Além disso, argumentou que o Ministério da Educação (MEC) não tem responsabilidade sobre a retomada das aulas presenciais na pandemia, eximindo a pasta de colaborar com as redes de ensino no enfrentamento dos reflexos da Covid-19. E falou também que homossexualidade não é normal, atribuindo-a a família desajustadas.
Sobre o retorno das aulas, Milton Ribeiro afirmou que quem tem jurisdição sobre escolas é Estado e Município. “Não temos esse tipo de interferência. Se eu começo a falar demais, dizem que estou querendo interferir; se eu fico calado, dizem que se sentem abandonados.”
Para especialistas, de fato não cabe ao governo federal determinar uma data de retorno às aulas presenciais no país, mas é dever coordenar a política nacional de educação e apoiar com recursos e assistência técnica locais mais necessitados. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina que, além de coordenar essa política, cabe à União articular os diferentes níveis e sistemas exercendo função normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias educacionais.
Já as declarações sobre orientação sexual vieram em resposta a uma pergunta sobre bullying nas escolas. “O adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo (sic) tem um contexto familiar muito próximo. São famílias desajustadas, algumas. Falta atenção do pai, falta atenção da mãe. Vejo menino de 12, 13 anos optando por ser gay. Nunca esteve com uma mulher de fato, com um homem de fato e caminhar por aí”, afirmou o ministro. No final de semana, a Procuradoria Geral da República (PGR) pediu ao STF que investigue Ribeiro por crime de homofobia.
A homofobia é um problema expressivo na escola. Uma pesquisa de 2016 da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) mostrou que 73% dos jovens de 13 a 21 anos identificados como LGBTs foram agredidos verbalmente na escola em 2015 por causa da orientação sexual. É o maior índice entre seis países da América Latina, onde a pesquisa foi feita.
É bom lembrar que a educação para igualdade de gênero é prevista tanto na lei quanto em documentos curriculares. Mais que estudantes, é preciso reforçar que professores e outros profissionais da Educação também fazem parte do universo LGBT. E todos merecem respeito.
Para a diretoria do CPP, o ministro mostra desconhecimento de suas atribuições e uma visão distorcida e preconceituosa que contraria a legislação vigente sobre educação. Assim, o MEC – que já está em seu terceiro ministro no governo Bolsonaro – continuará irrelevante, justamente no momento em que é mais necessário. Fato que não surpreende num governo em que o Ministério da Saúde se ausenta em plena pandemia e em que o Ministério do Meio Ambiente se omite em meio a queimadas e ao avanço do desmatamento, entre outras barbaridades. Tudo à imagem e semelhança de seu chefe.
O CPP não compactua com a visão de mundo equivocada de Milton Ribeiro. Há 90 anos na defesa dos professores e da educação de qualidade, a entidade espera melhor compreensão dos fatos de autoridades educacionais.
Eu sou professora, foi a minha escolha profissional. Sonhava desde criança com essa nobre profissão onde posso transmitir conhecimento e dedicar-me ao próximo e com a esperança de um futuro melhor para nossos jovens. Eu entendo que não teve sucesso e não deu certo na vida aquele que precisa de indicação para ocupar um cargo, claro que tem quem exerce com sabedoria. Sou vencedora, faço o que escolhi e o que gosto, portanto o meu prazer é ensinar.
Este homem não deveria ocupar qualquer cargo público.
Ionesco!
Acorda , Brasil??? ! O Brasil está sendo entregue, sem nenhum voto, à uma direita corrupta obscurantista e mafiosa , que não tem qualquer compromisso com as pessoas mais pobres do Brasil . Este não é o futuro que eu quero ! Sou contra! Patrícia Pilar . ★★ Desordem e Retrocesso no Brasil ★★ O Brasil hoje é exemplo para o mundo de como a ignorância política de uma parcela de seu povo é capaz de destruir um país ???. ★ Bolsonaro , o pior presidente eleito da história do Brasil. #somos70% #somos70porcento #forabolsonaro #bostanaro #bolsonaro #amazonia #brasil?? #brasil #bolsonarolixo #bolsonaronaomerepresenta #bolsonaroenvergonhaobrasil #elenão #bolsonarogenocida #bolsonarolambebotas #redeglobo #folhadesaopaulo #estudioi #bonapartista #bolsonarovergonhamundial #antifascista #gleisihoffmann #lulalivre #psol #pcdob #povosindígenas #todoscontraocoronavirus
urgente um abaixo assinado para tirar, este senhor sem noção, se não for uma professora minguem teria formação
..
Foi uma escolha errada, afinal tá muito difícil gente honesta e sensata neste país. Ô país difícil se não fizer conchavo político aparece estes desajustado aí.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Sem um professor esse infeliz não teria chegado onde chegou , pena não podermos elogiar sua família que com certeza não soube lhe garantir educação moral.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Se os professores e alunos podem voltar às atividades nomais, a previdência social tbm tem que voltar.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Declaração lamentável, para um governo federal inajustável. Com certeza nunca entrou em uma sala de aula ou quadra esportiva sem recurso algum. Deveria experimentar criar atividades para 10 ou 12 salas diferentes. A professora do fundamental I que deu aulas pra ele deve estar envergonhada.
ESSE TESTA DE BOI CHEGOU ONDE ELE ESTÁ,FOI COM AJUDA DE PROFESSORES OU ELE JÁ NASCEU FORMADO?
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Sou conservador e acho um absurdo, um crime a sistema educacional de hj. O viés é comunista e deve ser totalmente proibido, criança precisa aprender geografia, matemática, português e história.
Até quando teremos que suportar tantos bossais destruindo nosso país? Já sabíamos que nenhum intelectual sério da área da Educação iria querer participar deste “desgoverno”, mas suportar anti ministros trabalhando para destruir as áreas de seus ministérios supera nossas piores expectativas.
Vergonhosa essa fala Sr. Ministro…Como o Sr. teve formação acadêmica?
Sou professor e o que vem de pessoas não digo leigas mas desvelando as intenções dele é atacar a educação para o país ficar cada vez com menos professores pois são a única classe que não é elite mas pode derrubar a elite. Acordem é hora de uma revolução sem partido político
Realmente tá difícil essas crias de carl max, não sabem interpretar um texto!!!
Acredito que o Ministro foi infeliz na sua fala e acho repugnante quando inicia sua resposta ao dizer que ser professor é quase uma declaração de que não conseguiu fazer outra coisa. Mas é importante ressaltar que devemos também procurar buscar as informações por completo. Procurei a entrevista e em sua resposta ele conclui:
“Está na hora de parar de ter como protagonista somente o aluno, a infraestrutura, a comida, o assistencialismo, e a gente olhar com carinho maior para os professores”.
Parece contraditório o que se lê. A busca pelo entendimento de uma resposta que se mostra dúbia deve ser maior, pois se retirarmos o primeiro trecho de sua resposta veremos algo que há muito tempo se cobra, uma valorização maior dos professores que sim, são protagonistas no processo e cobrados em demasia, mesmo não tendo as condições ideais para tal. Sou professor efetivo na rede pública estadual em SP.
Esse ministro da educação foi nomeado pelo presidente por ambos terem a mesma linha de opinião.
É um retrocesso
Então…
Este ministro e cria da educação que recebeu principalmente de seus professores.
Então ele tem toda razão. Né?
Este ministro não passa de um cone! Não sabe pra que veio e nem sabe o que tá fazendo lá. Não passa de um babaca.
Nem consigo responder sem xingar esse desministro… Tenho vários professores em família e estou horrorizada, indignada, p. Da visa!!!
Nossa, seria muito bom se esses lideres enxergassem que LGBT é gente. Acredito que muitos não sabem diferenciar os homossexuais normais dos tóxicos.. Eu sou homossexual, mas não fico fazendo gritaria nem atrapalhando a vida alheia. No caso desse ministro da “EDUCAÇÃO”, nota-se que ele não tem ética. Então, podemos concluir que o Jair M. Bolsonaro errou em colocar ele nesse posto? Sim! Povo brasileiro, vocês tem que entender que o presidente não é perfeito e que ele erra como todo ser humano. Quando o Lula desgraçado roubou o Brasil quem apontou e gritou ladrão? Ninguém… O medo de ser morto. O Lula já foi visto defendendo que “negro era mais trabalhador quando era escravo”, isso é um absurdo!
O engraçado é que 1 erro do Bolsonaro vira notícia mas 1 erro do Lula e da Dilma era relevado. Essa bosta desse ministro tem que ser deportado do Brasil…
A fala : Milton Ribeiro é um atentado a todos os valores que o Bolsonaro prega. O Atual presidente quer unir o país e esse bosta do Milton Ribeiro gerou mais segregação.
A sociedade, tem que aprender a pensar, ou seja, esconder os LGBTS não muda a realidade. Eu sou Bolsonaro, mas eu votei em um líder que enfrenta a situação e gera união e não segregacionismo. As crianças devem aprender sobre tudo! E principalmente filosofia e sociologia, pois é a base para todos os conhecimentos. Ser conservador é querer conservar as coisas boas e não jogar para de baixo do tapete as que não consegue entender. Sexo é diferente de Erotismo que é diferente de Pornografia. Deve sim ter aula de educação sexual nas escolas, com o intuito de conscientizar os jovens e impedir que a pedofilia dissemine no país, como ocorreu no período do PT. Aposto que a maioria esqueceu que no governo do PT teve 1000 casos de padres estupradores e pedófilos… Povo brasileiro cadê a sua memória?!
Nos brasileiros temos que nos intelectualizar para evitar virar puta de governantes e líderes hipócritas e sádicos. Isaías De Miranda junior, você quer ver seus filhos sendo violentados? se não abra sua mente para entender que educação não ocupa lugar. Aula de relações afetivas sexuais é diferente de aula de xvideos. O professor tem a missão de gerar o futuro e não ignorar o presente.