Foto: Leila Ofélia

O Itaú Social, MEC e Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – se unem na realização da 6ª Olimpíada da Língua Portuguesa com o objetivo de potencializar o ensino da escrita e da leitura nas redes públicas estadual e municipal.

A Olimpíada da Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que integra o programa Escrevendo o Futuro.

O foco é aprimorar a didática de leitura e escrita na rede pública de todo o país. A competição é elaborada por etapas municipal, estadual, regional e nacional.

Realizado pelo MEC e Itaú Social, o programa tem coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).  Nesta edição o tema é “O lugar onde vivo”.

“A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, traduz com clareza a iniciativa: “A Olimpíada confirma a importância da educação na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno. Falamos da compreensão de todos os conteúdos que se apresentam dentro e fora da escola, por meio da leitura e da escrita. Saber se expressar amplia repertórios e a capacidade de compreensão do mundo, fortalecendo a cidadania”.

Olha o que está reservado entre as premiações na edição 2019: para os professores, uma imersão pedagógica internacional e para os alunos, uma viagem cultural tipicamente brasileira.

E tem mais novidade: a partir deste ano a Olimpíada da Língua Portuguesa escolherá uma personalidade da área para prestar homenagem.  E também, a inclusão do gênero textual documentário para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio.

A primeira escolhida é a escritora mineira Conceição Evaristo, que muito valorizou a importância dos docentes: “os professores têm papel fundamental no incentivo à escrita e à leitura” afirmou a homenageada.

Angela Dannemann, do Itaú Social; Anna Helena Altenfelder, do Cenpec; e Mara Ewbank, do MEC,  participaram do lançamento da no lançamento da a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, no Centro Empresarial Itaú Unibanco, em 20 de fevereiro, em São Paulo, capital.

De olho no prazo e em cada etapa da inscrição

As inscrições para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa já estão abertas e o prazo final é 30 de abril

Acompanhe as etapas:

A primeira é se cadastrar na Secretaria de Educação na qual a Escola é vinculada, por meio do Portal da Olimpíada da Língua Portuguesa. Na sequência, e no mesmo portal, os professores efetivarão as inscrições de seus alunos.

Importante: a data para que as escolas possam remeter os textos dos alunos avaliação do júri é 19 de agosto.

Confira as Categorias:  Poema (5º ano); Memórias Literárias (6º e 7º anos); Crônica (8º e 9º anos); Documentário (1º e 2º do Ensino Médio); e Artigo de Opinião (3º ano do Ensino Médio).

É bom lembrar que os professores também participam por meio de Relato de Prática cujo foco são as experiências com a realização das oficinas.

Quem vai escolher os melhores

As comissões julgadoras são compostas por pais, membros da comunidade, especialistas de universidades, representantes das instituições parceiras, do MEC e do Itaú Social.

Participem, alunos e professores, Inscrevam-se!  

Para seguir os critérios de atuação, resultado,  premiação e informações complementares  basta clicar no Portal Escrevendo o Futuro.

Vamos lá. Preparem os textos. Participem e mostrem que em Língua Portuguesa, vocês sabem tirar de letra!

Olimpíada de Língua Portuguesa

Site Escrevendo o Futuro

Facebook: /olimpiadalp.escrevendo.futuro/

Instagram: @olimpiadalp

Twitter: @olimpiadaLP

Canal no YouTube: OlimpiadaLP

 

Canais do Itaú Social
Site: itausocial.org.br
Facebook: /itausocial
Instagram: @itausocial