Um dia, o filósofo grego Plutarco (45-125) exclamou:
“As verdadeiras raízes da honestidade e da virtude repousam na boa educação”. Sábias palavras daquele que foi o educador dos estadistas.E, não é difícil imaginar que, de longe, percebeu que priorizar a educação é a base fundamental para que um povo possa se desenvolver.

Mas como a educação, em nossos dias, pode ser priorizada sem que a dignidade dos professores possa ser valorizada? Por sua importância, esses profissionais merecem todo o respeito e o direito de viverem e trabalharem em condições dignas, à altura de suas responsabilidades; e de envelhecerem com dignidade por meio de uma aposentadoria justa.

Na medida em que os méritos dos nossos professores forem devidamente reconhecidos, a realidade da educação, em nosso país, será outra. E não só do salário tem que vir essa valorização, mas do respeito de pais, alunos e de toda a sociedade. É imperativo que nossos governantes demonstrem um compromisso verdadeiro em fazer prevalecer o interesse público.

A Páscoa chegou. Que este tempo, marcado pela renovação, alimente nossa esperança em vermos a educação como prioridade no desenvolvimento do nosso povo. Que seus profissionais sejam valorizados à altura da responsabilidade que têm, em instruir uma nova geração de brasileiros, na construção de um país igualitário edificado com mais justiça e respeito.

O Centro do Professorado Paulista deseja aos associados, amigos, parceiros e funcionários que nesta Páscoa todas as esperanças sejam renovadas com amor, tolerância e paz.

 

Que o Mestre dos mestres abençoe a todos.

Secom/CPP