Tenho insistido neste assunto, pois para mim é um dos motivos pelos quais nossos jovens estão se tornando a cada dia mais nem, nem. Nem estuda, nem trabalha, e ainda tem mais um nem: – nem quer saber de responsabilidade. Já tenho dito que nas gerações passadas todos começávamos a trabalhar aos 13 ou 14 anos de idade, e logo cedo aprendíamos a ter responsabilidade e a conhecer uma profissão. Hoje como estamos fica muito difícil, pois até os 16 não podem trabalhar nem junto com os pais, depois vem o período militar, o que acaba prejudicando mais a chance de arrumar um emprego. Para os pais com condições para manter os filhos ocupados com cursos, obrigações de horário para estudar ou praticar esportes tudo bem. Já nos casos de pai e mãe que tem que trabalhar e não podem manter seus filhos ocupados, os tornam “desocupados”. Nos grandes centros há fiscalização e punição para quem emprega menores, mas sempre tomamos conhecimentos de exploração de trabalho menor em locais onde não há essa fiscalização.

Ainda ontem vi na televisão garotos trabalhando no lixão, e enquanto o caminhão do lixo não chega vão jogando futebol com uma bola velha achada no lixo. Com a chegada do caminhão vão separar o que é plástico, lata, madeira, etc. Mas o que me chama mais a atenção é que se um menor de 16 anos não pode ter emprego, com salário, horário e obrigações, como é permitido, então,  aos canais de televisão, agências de propaganda e outros interesses da mídia, empregarem crianças trabalhando com salários, horários e obrigações – aliás, obrigações sérias como vestirem-se de acordo com os papeis que que vão representar, com vestimentas nem sempre confortáveis, ou se pintando, com suas peles ainda frágeis e tendo obrigação de decorar textos, posições no palco, atenção no momento de entrada, na circulação em cena, diante de fortes luzes, e muitas vezes em cenas externas, entrando em matos e outros lugares não muito comuns?

Será que para o poder da mídia, as leis são mais brandas ? Ou será que estão acima de tudo ? Não que eu seja contra essa participação dos jovens nessas áreas, aliás é até muito interessante, pois estão formando novos artistas para o futuro. …. mas também não estariam formando novos profissionais em outras áreas. O que deveriam obrigar é que esses menores estivessem durante o dia todo dentro de escolas profissionalizantes mantidas pelo governo, aprendendo a lidar com o futuro, aí eu estaria de acordo, mas infelizmente nossos governantes demagogos, hipócritas só pensam em meias soluções, …. o suficiente para fazer média, depois os prejudicados é que se danem, e os jovens vão trabalhar para o crime, onde não há fiscalização, mas as consequências são noticiadas diariamente.

Por Toni Gonçalves, psicanalista
Secom/CPP