Foto: divulgação

O material é fruto do programa Escolas Unificadas da OEB com os alunos da rede pública de ensino no Rio de Janeiro e Pernambuco

As Olimpíadas Especiais Brasil orgulhosamente apresentam o seu primeiro livro, intitulado “Escolas Unificadas: Faça parte dessa história”. A OEB – como a organização é conhecida, atua há 34 anos no Brasil, e visa capacitar e ajudar no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte – desenvolveu o material com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e de Arcoverde, em Pernambuco.

A publicação traz expressões artísticas e textuais de alunos com e sem deficiência de treze escolas da rede pública de ensino, sendo onze no Rio de Janeiro – dez delas são Escolas Especiais, escolas que antes só atendiam pessoas com deficiência, mas atualmente já trabalham com inclusão e a décima primeira possui salas exclusivas para o público – e duas em Arcoverde. As escolas selecionadas para participar do livro fazem parte, junto com outras 144, do programa Escolas Unificadas das Olimpíadas Especiais Brasil.

Ao todo, foram 118 desenhos, colagens e frases feitos individual ou coletivamente por crianças e jovens. Dentre todas, a criação do aluno Daniel Ramos Feitosa de Sousa, da Escola Especial Municipal Doutor Hélio Pellegrino, foi selecionada para ilustrar a capa do livro “Escolas Unificadas: Faça parte dessa história”.

“Os desenhos e frases dos alunos seriam a respeito da finalização das capacitações do programa Escolas Unificadas, com previsão de duração de três anos. Porém, com a pandemia, o tema não poderia ser outro. Mas surpreendeu muito a forma como os alunos expressaram sua relação com o isolamento social, a saudade da escola e dos colegas”, conta Rafael Fiuza, diretor do programa Escolas Unificadas dentro da OEB.