Mais dois eventos da programação do encontro também são abertos ao público e gratuitos
No dia 4 de junho, a partir das 19 horas, o renomado professor, curador e crítico de arte Agnaldo Farias apresenta a palestra “Arte + Arquitetura + Paisagem: Até onde vai a arte?” durante o Encontro Regional Nordeste da Rede Arte na Escola, articulada pelo Instituto Arte na Escola. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do Instituto e é um dos eventos que marca a programação do Encontro, entre 2 e 4 de junho.
Agnaldo Farias vai discorrer sobre os limites e as contaminações entre arte, arquitetura e paisagem a partir da análise de produções artísticas que operam em uma relação de transformação com o espaço e com o espectador, construindo novos sentidos e possibilidades de experimentação de nossa percepção. O público é convidado, por meio desse debate, para refletir e se sensibilizar para a arte que emerge dos ambientes e elementos presentes na vida cotidiana.
No mesmo dia, mais cedo, às 10 da manhã, a professora de arte Lelê Ancona apresenta a palestra e oficina “Teatro em Pedaços”. A oficina é um convite para o público explorar propostas teatrais considerando as diferentes partes do corpo, com sugestões para o ensino de teatro nos modelos presencial e virtual, dada a pandemia do novo coronavírus.
E, no dia anterior (3 de junho), Jussara Miller, bailarina, coreógrafa, preparadora corporal e professora do Instituto de Arte da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresenta mais uma palestra e oficina, “A escuta do corpo”, a partir das 10 horas (horário de Brasília). Jussara vai propor uma reflexão sobre as sensorialidades do movimento a partir da escuta do corpo, considerando os princípios da Técnica Klauss Vianna. Para participar, é necessário separar um espaço no chão de no mínimo 2 por 2 metros para deitar e se movimentar e usar roupas confortáveis.
O Encontro da região Nordeste de 2021 terá como tema central Um copo cheio, um corpo vazio: transbordamentos na arte contemporânea nordestina, dando enfoque para questões relativas ao corpo, ao movimento e aos espaços simbólicos enfrentados no atual contexto de telas e virtualidades. E, no mar de incertezas que a pandemia agitou, o Encontro vai enveredar os participantes sertão adentro para discutir as demandas e as urgências da arte-educação no Nordeste do Brasil. O Encontro será sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – porém, devido à pandemia, toda a programação acontece de forma online.
A Rede Arte na Escola ativa o circuito da arte-educação no Brasil há mais de 30 anos, conectando arte-educadores, artistas e interessados no ensino da arte e da cultura brasileira. Hoje são 32 Polos conveniados, localizados em instituições parceiras de 32 cidades e 17 estados do país. Cada Polo desenvolve uma série de ações de formação para educadores, levando em consideração as características regionais do local em que está situado. A cada dois anos, os Polos se reúnem nos Encontros Regionais da Rede Arte na Escola, para socialização de práticas e reflexões acerca das demandas e urgências no ensino de Arte no país. Os Encontros Regionais valorizam a diversidade cultural das diferentes regiões do Brasil e a forma como esta repercute em contextos educativos.
O Encontro da região Nordeste é o terceiro de uma série de outros encontros regionais da Rede Arte na Escola. Em maio, aconteceram encontros nas regiões Norte e Sul. Entre os dias 23 e 25 de junho é a vez das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Todos são realizados a distância e têm alguns eventos abertos ao público em geral.
Serviço
Palestra e oficina “A escuta do corpo”, com Jussara Miller, da Unicamp
3 de junho, às 10 horas
Palestra e Oficina “Teatro em Pedaços”, com Lelê Ancona
4 de junho, às 10 horas
Palestra “Arte + Arquitetura + Paisagem: Até onde vai a arte?”, com Agnaldo Farias
4 de junho, às 19 horas