Atualizado em 18 agosto, 2023 às 08:57

Levantamento, que ouviu mais de 3,3 mil municípios em todo o Brasil, identifica oferta escassa de qualificação de docentes nessa etapa do ensino fundamental

Foto: Envato

A formação continuada dos professores é um dos principais desafios das secretarias municipais de Educação. É o que aponta a pesquisa de opinião “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino”, realizada pelo Itaú Social em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

>Clique aqui para acessar a pesquisa na íntegra

Nas redes que disponibilizam anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, segundo o levantamento, quase metade oferta formações uma vez a cada dois meses para docentes (49,2%), 26,1% oferecem uma vez a cada seis meses para esses profissionais e 6,8% somente uma vez ao ano.

As proporções são semelhantes à oferta de formação para outros profissionais, como diretores escolares, coordenadores pedagógicos e das secretarias, aponta o estudo.

O levantamento ouviu 3.329 dirigentes de ensino entre 18 de maio e 26 de junho deste ano. A pesquisa foi efetivada por meio de questionário virtual, contemplando respostas de 60% de todas as redes municipais do país. Juntas, elas concentram 3,4 milhões de estudantes de anos finais do Ensino Fundamental (64% do total de 5,3 milhões de alunos dessa etapa na rede pública).

Outra dificuldade relacionadas aos anos finais do Ensino Fundamental é a falta de materiais pedagógicos para aplicar os conteúdos aprendidos nas formações em sala de aula. Para 47,7% das redes, o problema é mais difícil para esse ciclo específico, quando comparada aos anos iniciais do ensino fundamental.

O levantamento ainda apontou que as redes municipais têm buscado adotar diversas medidas para aumentar o envolvimento dos alunos durante a etapa do 6º ao 9º ano. Entre as iniciativas destacadas estão a implementação de ações para melhorar a convivência escolar, com 69,2% das redes indicando realizar com frequência. Além disso, 68,6% delas promovem avaliações e/ou reflexões sobre os processos de aprendizagem em conjunto com os estudantes.