A Câmara dos Deputados votou e aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei que institui o piso salarial profissional nacional do secretário escolar, na Comissão da Educação. O PL, de autoria do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), estabelece o piso de R$ 1.731,74 mensais para o portador de certificado de formação técnico em nível médio na especialidade. O piso salarial profissional nacional é o valor mínimo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem fixar a remuneração das carreiras do secretário escolar, para uma jornada de 40 horas semanais.
“Estamos felizes com a aprovação e otimistas de que os colegas parlamentares irão seguir com o voto favorável para o Projeto de Lei, que é tão importante para valorizar o secretário escolar, profissional da educação de grande relevância para a gestão administrativa e pedagógica da escola”, destaca o deputado federal Eduardo Bismarck.
Segundo o PL, os valores remuneratórios iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais ao valor proposto e o piso salarial profissional nacional para os secretários escolares da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro.
O projeto foi aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e tem relatoria do Dep. Idilvan (PDT/CE). Segue agora para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTASP).
Vocês se esqueceram dos Professores que estão à 7 anos sem um reajuste, O Professor não come, não bebe, não paga condomínio, não tem criança na escola, não paga água, não paga Luz, não precisa colocar Combustível etc, etc, lembrem se desses pobres coitados..
Mais que merecida a aprovação, visto que nós secretários escolares em vários municípios brasileiros ganhamos somente um salário mínimo para uma jornada de 40h semanais, uma vergonha para quem tem tantas funções e formação específica .
Já é um passo importante, mais os pedagogos que atuam na área poderiam receber como carga de 40 horas em nível superior.
Muito feliz com a notícia. O secretário escolar ganha ppuco e trabalha muito. Parabenizo o deputado Eduardo Bismarck pela iniciativa.
Parabéns deputado, gostaria de saber se esse almento de estende aos aposentados na função
Notícia maravilhosa, porém uma pergunta que não quer calar. O projeto já passou por este grupo, Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTASP)?
Obrigada pela iniciativa e postura do Deputado Bismarckm relação à esta classe.
Que bom ate que enfim a classe foi lembrada porque parece que a gente nunca é reconhecido sendo que trabalhamos e responsabilidade e tanta e o salario não compensa sempre só falam em aumento de professores.. parabéns deputado
Parabéns Deputado até que enfim alguem para reconhecer nossa ardua função de cudar da vida escolar de todos os brasileiros . Ja estava desistindo da profissão mais com esse aumento tenho certeza que nossa classe vai ser sentir mais motivada com suas atribuições..
Bom dia,
Fico muito feliz, sou formada em Secretariado Executivo desde 2005, lutando pelo plano de Cargo e salário desde esse periodo, mas se isso for realidade, estou feliz, porque quem fez faculdade deveria receber como graduação .
Anita Trindade Bezerra
Muito bem aos deputados que reconheceram essa classe que tanto trabalha numa escola e nem sempre
era reconhecida,o que faltou neste progeto era melhorar esse valor que ficou ainda um pouco baixo,em muitas cidades aqui na Bahia já pagam mais que esse valor.espero que depois que for aprovado a lei,o deputado autor desse projeto entre com uma emenda p poder mudar esse valor.
Senhor Antonio Alves Leite, pode ter certeza que muito pior esta para nós, secretários escolares, que nunca recebemos um reajuste salarial, nem muito menos somos lembrados nem reconhecidos em nenhuma ocasião pelos gestores municipais, estaduais etc. No município em que trabalho, para a prefeitura e para o próprio sindicato é como se não existíssemos, e a luta do sindicato é sempre em dedicação exclusiva para os professores. Finalmente alguém pensou em nossa classe. Obrigado, deputado!
Jesus!!! Os scretarios e assistente adm são lembrados, os professores crescem logo os olhos affff… Querem tudo Só para eles.
Parabéns e obrigada por lembrar dos secretários de escola somos uma classe esquecida, na educação só se lembra de professores. E uma escola não anda sem o secretário e demais profissionais da educação. Que esse piso se estenda a todos profissionais de carreira da educação. A muito tempo buscamos por valorização. Espero que seja aprovado e aplicado.
Deus seja louvado, e que nos SECRETARIOS de escola possamos ser valorizados pelo árduo trabalho a que a nos compete.
Parabéns aos envolvidos nessa luta e muito obg ?????
Boa tarde! Sou secretário de escola no estado de São Paulo desde 1994. Meu salário base e 1.570,00. Teria direito a esse piso?
. CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Gente não sabia disso. Sou secretária escola e ganho um pouquinho a mais que um salário mínimo. 1245,00 . Nunca tem aumento, somos muito desvalorizados. DEUS fez alguém se lembrar de nós. Que não passe apenas de um projeto. Vamos orar pra que seja aprovado.
Gente! Já estamos em julho de 2022 e nada dessa Projeto de Lei do Piso salarial sair para os secretários escolares. Se não sair agora, só depois das eleições.