Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos. O Prêmio Professores do Brasil, criado em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está em sua 9ª edição.

 

Para participar é preciso produzir um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos – como, por exemplo, registro fotográfico ou vídeo de materiais didáticos produzidos ou das atividades realizadas com os alunos; estatísticas que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos; artigos e matérias publicadas em jornais, revistas e Internet.

 

Escrever acerca de uma experiência vivida na sala de aula é uma forma de sistematizar e organizar o conhecimento produzido pelos professores. Então, os participantes desenvolvem um exercício de reflexão a respeito da própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

 

As inscrições para o Prêmio Professores do Brasil deverão ser realizadas via Internet de 18 de junho a 14 de setembro. Após o preenchimento do cadastro inicial, o interessado terá acesso a uma ficha de inscrição que traz informações sobre como elaborar o relato de prática.

 

Para participar, basta clicar aqui.

 

Categorias de premiação
1. Creche – Educação Infantil;
2. Pré-escola – Educação Infantil;
3. Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos – Anos iniciais do Ensino Fundamental;
4. 4º e 5º anos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
5. 6º a 9º anos – Anos Finais do Ensino Fundamental;
6. Ensino Médio

 

Premiação

Serão premiados 5 (cinco) professores em cada uma das 6 (seis) categorias, totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7.000,00. Em cada categoria deverá ser premiado 1 (um) professor por região geográfica do país. Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5.000,00 por categoria. As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorava.

Secom/CPP