Uma professora morreu e outras duas ficaram feridas em um ataque nas dependências da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (27). Um estudante também foi ferido. O ataque foi realizado por um aluno do oitavo ano, que esfaqueou as vítimas. O menor foi apreendido pela Polícia Militar e encaminhado para o 34º Distrito Policial, de acordo com o portal G1. Ainda não há informação da motivação do ataque.
A professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital das Clínicas.
O Centro do Professorado Paulista (CPP) lamenta mais este triste episódio envolvendo violência nas escolas contra professores e alunos. A entidade tem articulado propostas para a criação do Observatório da Violência nas Escolas, a fim de mobilizar a comunidade escolar, governo e setores da população no enfrentamento deste problema que gera crescente preocupação e requer uma resposta articulada da sociedade.
O papel de uma entidade como o CPP é buscar a conscientização sobre as formas de enfrentar a violência nas escolas e atuar principalmente na prevenção. Observar, agir, questionar, cobrar as autoridades para que sejam implantadas políticas públicas de enfrentamento à violência nas escolas adequadas à realidade de cada município são os principais objetivos do Observatório.