Silvia Ferrari

O escritor chileno Pablo Neruda dizia a respeito da escrita: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as ideias.”

Evidente que a frase era uma provocação, porque mesmo os grandes escritores ressaltam como é difícil escrever.

A partir das palavras do poeta gostaria de trazer uma reflexão sobre o nosso trabalho e também sobre este Instituto, neste ano que se encerra.

Todos que aqui estamos e trabalhamos nos empenhamos para construir a identidade deste Instituto. E a medida do sucesso do nosso trabalho está no aprendizado dos professores que por aqui passam, especialmente quando os saberes construídos são levados para as escolas e para as crianças e jovens.

A cada ano, o trabalho é aperfeiçoado e se firma entre os educadores. Isto acontece porque nossa prática gera ressonância em razão de estar sintonizada com o sentimento, com as expectativas das pessoas.

Tal como sinaliza Neruda, entre uma letra maiúscula e um ponto final colocamos as ideias…

Não podemos deixar de mais uma vez reconhecer o apoio da diretoria do CPP – Professor José Maria Cancelliero, presidente, professor Edgard José Fiusa, diretor da Secretaria de Comunicação – e o agradecimento pela delicadeza no trato de todos, pela competência da professora Aurora Fioretti.

Em 21 de dezembro, o Instituto realizou um evento de confraternização e encerramento das atividades de 2016. A diretoria do CPP e a equipe do “Sud Mennucci” se reuniram em uma noite agradável, em que foram destacados os principais trabalhos do ano, a importância dos cursos preparatórios na formação continuada dos professores, entre outros. Mais detalhes no vídeo abaixo.

E que venha 2017.

Silvia é professora dos cursos preparatórios do Instituto de Estudos Educacionais “Sud Mennucci”