A Secretaria de Estado da Educação divulgou as datas de pagamento do valor referente a um terço de férias para os professores da rede estadual de ensino. Segundo a pasta, os 138 mil efetivos receberão a metade do valor em julho. O pagamento deverá ser feito no quinto dia útil. Esses profissionais já receberam a primeira parte no dia 15 de janeiro. Os valores foram referentes a 15 dias de descanso.

 

No caso dos 28 mil temporários da categoria O  que estão afastados da rede neste início de ano, o pagamento será feito em 27 de fevereiro. O Estado irá depositar os valores referentes a um terço das férias mais o 13º salário proporcional. Esses profissionais estão afastados da rede seguindo as regras do contrato que têm com o Estado.

 

Quem está atuando pela primeira vez como temporário deve fazer uma pausa de 40 dias sem trabalho entre um contrato e outro. No caso dos professores que estão renovando pela segunda vez o contrato ou que já atuavam na rede em outros anos, a lei diz que é preciso ficar 200 dias afastados. Em virtude dessa regra de espera, chamada de duzentena, os professores estão acionando a Justiça e conseguindo antecipar a volta às aulas por meio de decisões judiciais.

Secom/CPP