Atualizado em 15 janeiro, 2026 às 11:12

Foto: Envato

Professor, você anda satisfeito com o seu trabalho? Está satisfeito com as condições que lhes são oferecidas para que possa exercer uma das mais nobres profissões do mundo?

Se a sua resposta for “Não!”, saiba que você não está sozinho! Pois, infelizmente, essa é a realidade de mais da metade dos professores no Brasil.

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, divulgada recentemente pela OCDE, mostrou que apenas 44% dos profissionais do Magistério em nosso país se dizem satisfeitos com as condições de trabalho oferecidas a eles.

Os resultados, referentes ao ano de 2024, tiveram uma queda considerável em relação ao último levantamento, feito em 2018.

Foram 8 pontos percentuais. Isso porque ainda não foi levada em consideração a percepção dos professores sobre questões salariais.

Se assim fosse, pode ter certeza de que o número de insatisfeitos seria ainda maior!

A quantidade de professores efetivos também sofreu uma queda nesse mesmo período. Antes, 80%. Agora, 64%. O Brasil aparece como o quinto pior país nesse quesito.]

Bom, aqui em São Paulo, não é segredo para ninguém que, mesmo com vagas disponíveis e concursos abertos, o governo continua e insistir, e investir, em contratos temporários, que de temporários, no fim das contas, não tem nada!

É como aquela fita adesiva para remendar, tapar um buraco, mas que acaba virando solução definitiva!

Uma das pautas do CPP tem sido essa. Diminuir, cada vez mais, o número de professores temporários, aumentando consequentemente os professores efetivos, com seus direitos e segurança garantidos.

A luta é árdua e o caminho é longo. Mas vamos continuar batalhando para que melhores condições de trabalho sejam oferecidas para os professores de todo o país. Aí, quem sabe, não colheremos melhores resultados nos próximos anos?


*Silvio dos Santos Martins é presidente do Centro do Professorado Paulista