A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove, em novembro, o III Novembro Negro que contará com shows musicais, cinema, literatura, teatro, oficinas pedagógicas e cursos de formação. O tema gerador de todas as atividades é “Educação e Representação da População Negra: tensionando e descolonizando o currículo”. A ação valorizará as influências culturais de matriz africana para a formação da cultura brasileira e promoverá o debate acerca das diferentes manifestações culturais por meio de seis eixos: cursos de formação para educadores, oficinas pedagógicas para alunos e professores, mostra de cinema e de teatro e apresentações artísticas.

 

As atividades acontecem nos Centros Educacionais Unificados (CEU), em algumas unidades de Ensino Fundamental e nas Diretorias Regionais de Educação (DRE). Grandes nomes da música popular brasileira, entre eles Chico Cesar, Paula Lima, Fabiana Cozza, Maria Alcina, Nei Lopes, entre outros, estarão presentes. A cultura hip-hop será representada por Lurdez da Luz e As Minas do Rap, Dj Erry-G, Família Justa Causa e Gog. No campo da literatura estarão a atriz e poeta Elisa Lucinda e a escritora e arte-educadora Kiusam De Oliveira.

 
 
O cronograma das oficinas pedagógicas contará com o Circuto Mancala Awelé. A atividade possibilitará aos participantes vivências com Jogo de Mancala Awelé, que tem sua origem na África, há cerca de sete mil anos. A atividade mostrará os fundamentos teóricos e práticos da brincadeira e as possibilidades de apresentá-la como ferramenta de ensino nas Escolas Paulistanas. Confira a lista das oficinas.

 
O III Novembro Negro trará também o curso com a temática desta terceira edição: “Educação e Representação da População Negra: tensionando e descolonizando o currículo”, que acontecerá em 14 locais em datas e horários diferentes. O curso tem a duração de três dias e no último dia, a aula será sobre questões da temática do Novembro Negro apresentadas em dois filmes diferentes. Neste link é possível conferir o cronograma.

 
 
Secom/CPP