Foto: arquivo pessoal

No mês da campanha Janeiro Branco, a psicóloga Daiane Daumichen chama a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, que vem sendo ainda mais afetada em todo o mundo pela pandemia do novo coronavírus. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%.

A depressão é uma doença que afeta 4,4% da população mundial. O Brasil é ainda o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%).

Esta é a 8ª edição da campanha Janeiro Branco com o lema “Todo Cuidado Conta”. A ação de 2021 destaca os cuidados com a saúde mental em meio à pandemia da covid-19. A campanha foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), e faz alusão ao início do ano, considerando janeiro como uma “página em branco” para ser preenchida com novas metas, objetivando o bem-estar da saúde mental.

“Esse é um período em que as metas e projetos tendem a ser renovados, mas a situação passa a ser delicada quando muita gente está sofrendo graves efeitos por conta da pandemia. Não ter como projetar um ‘futuro’ traz muita ansiedade e depressão na maioria das pessoas”, comenta Daiane. Ela ainda ressalta que neste momento é importante viver um dia de cada vez, para que possamos vislumbrar os próximos passos. Conhecer seus limites e anseios é fundamental para preservar a saúde mental e passar por esse momento da melhor forma possível.

A especialista irá ministrar uma série de lives gratuitas com profissionais da saúde para tratar do tema central: saúde mental nas mais diversas especialidades.

Às 19h, no perfil @daianedaumichen_

21/01- Saúde mental no processo oncológico – Débora Pierreti – Instituto Amor em Mechas

26/01 – Violência contra mulher e a saúde mental – Dra Rosmary Corrêa – Delegada da Mulher

28/01 – Saúde mental e os hormônios – Dr Diogo Mastrorocco – Ginecologista