Maior motivo de retenção foi omissão de rendimentos, presente em 52% das declarações entregues

 

A Receita Federal informou que 937.939 declarações de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2014 foram retidas na malha fina. Desse total, 740.760 são com imposto a restituir: 174.301 com imposto a pagar; e 22.878 sem saldo de imposto a pagar ou a restituir. Segundo o Fisco, o maior motivo de retenção foi a omissão de rendimentos, presente em 52% das retenções. Isso acontece quando o valor do rendimento declarado é menor do que o informado pela fonte pagadora à Receita.

 

Em segundo lugar estão despesas médicas, respondendo por 20% das retenções. Em seguida, com 10% das retenções, aparece a ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. A Receita destacou ainda o erro na quantidade de dependentes declarada pelas pessoas físicas. Esse problema ficou em quarto lugar e acarretou 7% das retenções.

 

O contribuinte que não recebeu a restituição até agora e não está no último lote, divulgado na segunda-feira, deve consultar a situação da declaração apresentada por meio do serviço Extrato do Processamento da DIRPF, disponível na página do Fisco na internet, no www.receita.fazenda.gov.br. Ali é possível verificar se existem pendências na declaração e como arrumá-las. “O contribuinte pode corrigi-los por meio de uma declaração retificadora”, informou o Fisco. Em último caso, é preciso procurar uma agência da Receita.

 

Secom/CPP