A Receita Federal libera a partir desta quarta-feira (9) a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Estão na lista 2.721.019 contribuintes, totalizando mais de R$ 3,4 bilhões. Na segunda-feira, algumas pessoas conseguiram checar se estavam na lista, mas no final da noite, porém, o sistema do Fisco bloqueou o acesso.
Para saber se está no lote, o contribuinte deve acessar a página da Receita ou ligar para o telefone 145. Foram incluídas restituições que deixaram a malha fina referentes aos exercícios de 2008 a 2014. O crédito será feito no dia 15.
Quem não fez as correções na declaração após constatar erros ou omissões está na malha fina. Para reverter a situação, o contribuinte terá de atualizar a declaração e esperar pelos lotes residuais, que sairão a partir de janeiro de 2016.
O primeiro passo para fazer as mudanças é verificar no extrato de processamento as pendências ou inconsistências que causaram a retenção da declaração. Segundo a Receita, as principais razões que fizeram contribuintes caírem na malha fina são omissão de rendimentos (29,3%), dedução de despesas com previdência (24%), despesas médicas (21%) e falta de comprovação do Imposto de Renda, inclusive ausência da declaração de rendimentos (7,1%).