A possibilidade de eleger disciplinas e áreas preferidas no ensino médio agrada os alunos, mas esse ponto do projeto de reforma da etapa, em trâmite no Congresso Nacional, não tem a simpatia da maioria dos pais. A ideia é vista como ótima ou boa por 58% do estudantes, enquanto 40% dos pais pensam da mesma forma. Entre os pais, 43% entendem que a flexibilidade é péssima ou ruim, segundo pesquisa Datafolha que ouviu 805 estudantes de 13 a 19 anos e 408 pais, de 25 a 30 de novembro. Entre os consultados, 80% são da rede pública e o restante, de escolas particulares (proporção que reflete a realidade das matrículas em SP).

 

O governo Michel Temer (PMDB) editou medida provisória para mudar a legislação que rege a organização do ensino médio. Com a reforma, alunos poderão escolher parte da grade curricular em cinco áreas: linguagens, matemática, ciências humanas ou ensino técnico. O Datafolha mostra uma dispersão entre as áreas que os alunos escolheriam. A preferência entre ensino técnico, ciências humanas e matemática aparece, respectivamente, com 26%, 23% e 20% nas respostas dos estudantes. Linguagens tem 16% e ciências da natureza, 14%.

 

Entre os pais, 41% preferem que os filhos escolham ensino técnico. Ampliar o tempo de escola também causa divergências. Enquanto 71% dos pais acham a ideia ótima ou boa, só 41% dos estudantes têm essa opinião.

Fonte: Folha de São Paulo