Hubert Alquéres em audiência na Alesp/Foto: Arquivo Alesp

Titular da Seduc-SP será o diretor do Colégio Bandeirantes, Hubert Alquéres, também filiado ao PSDB

Na noite desta terça-feira (31), o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou um novo nome para chefiar a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O cargo será ocupado pelo diretor do tradicional Colégio Bandeirantes e vice-presidente do Conselho Estadual da Educação, Hubert Alquéres.

Até então, a pasta era comandada pela professora Renilda Peres Lima, que assumiu o posto interinamente após Rossieli Soares deixar o cargo, em abril.

De acordo com veículos de imprensa, a troca foi motivada porque Rodrigo Garcia quer ter um secretário com influência política, uma vez que concorrerá à reeleição nas eleições de outubro. Alquéres também é filiado ao PSDB, desde 1989. 

Alquéres foi presidente do Conselho Estadual de Educação por quatro mandatos e tem contato próximo com nomes da educação ligados ao PSDB desde o governo Mario Covas. A área é uma das vitrines em períodos eleitorais.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o governo entende que Renilda tem perfil técnico e não conseguiu imprimir tom político a ações consideradas vantajosas para tucanos, a despeito do descontentamento de profissionais do magistério, como o novo plano de carreira de professores. A expansão de escolas em tempo integral é outra medida que Garcia deve vincular à campanha eleitoral.

A mudança consta no site do Governo do Estado de São Paulo. A nomeação de Alquéres deve ocorrer em edição do Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

Além de conselheiro estadual, órgão normativo do sistema educacional público e privado, Hubert Alquéres é membro da Academia Paulista de Educação e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Fonte: Folha de S. Paulo e Governo de SP