Anunciada pelo governador Geraldo Alckmin em 8/1, a ampliação da rede de cursos técnicos do Estado de São Paulo. A previsão é que a ampliação alcance 31 novos municípios em 2014. A expansão será realizada pelo sistema de classes descentralizadas, aulas oferecidas em parcerias com empresas e prefeituras sob supervisão do Centro Paula Souza, autarquia estadual que administra as escolas técnicas (Etecs) e as faculdades de tecnologia (Fatecs). 

Estarão disponíveis mais 1.360 vagas até o fim deste ano – 1.240 no primeiro semestre e outras 120 no segundo.
Os cursos oferecidos são Agronegócio, Administração, Informática para Internet, Marketing, Segurança no Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Logística, Informática, Comércio e Contabilidade, de acordo com a demanda de mercado em cada região.

 

O início das aulas será em 20 de janeiro.

 

Existem 1.091 turmas com classes descentralizadas no Estado sob supervisão do Centro Paula Souza, ligado à pasta de Desenvolvimento Econômico.
As 31 cidades paulistas com classes descentralizadas são Águas da Prata, Anhembi, Bálsamo, Biritiba Mirim, Bofete, Canitar, Castilho, Embu-Guaçu, Estrela do Norte, Gavião Peixoto, Guaracaí, Itajobi, Itapuí, Itariri, Itirapina, Jaborandi, Jambeiro, Lucélia, Manduri, Pedro de Toledo, Pilar do Sul, Pontal, Pradópolis, Praia Grande, Quintana, Riversul, São José do Barreiro, Sete Barras, Severinia, Silveiras, Tremembé. 

 

A rede estadual de cursos técnicos atua em 306 dos 645 municípios paulistas.

SECOM/CPP