Educadores e alunos vão atuar juntos no desenvolvimento de atividades diferentes como jogos, poesia, pinturas para estimular a expressão e a criatividade na aprendizagem
Alunos e professores de São Paulo vão se dedicar nesta quinta-feira (15) a desenvolver juntos atividades diferentes para estimular a expressão e a criatividade na aprendizagem, com o uso ou não da tecnologia. A atividade faz parte do Dia do Mão na Massa, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), movimento apoiado pela Fundação Lemann e pelo MIT Media Lab.
O Dia do Mão na Massa já conta até o momento com 116 atividades inscritas por educadores de escolas de sete estados brasileiros. São Paulo conta com 31 atividades cadastradas, desenvolvidas por alunos das escolas de seis municípios, entre eles Vinhedo, São Bernardo do Campo, Jaguariúna e da capital. A ideia é impactar diretamente num único dia 10 mil estudantes das principais escolas do Brasil, com atividade que estimula um novo modelo de aprender, por meio de brincadeiras e de projetos criados e relacionados ao cotidiano de cada estudante.
O Dia do Mão na Massa é uma atividade voltada aos educadores e alunos de escolas públicas e privadas e espaços não-formais de ensino para divulgar e valorizar projetos e atividades que estimulem a autoria, a criatividade e a colaboração para tornar as aulas presenciais ou remotas mais relevantes e inclusivas. “Queremos que os alunos de todo o país se expressem usando os materiais mais diversos, desde maquetes com caixas de sapato, até os poemas ou jogos gamificados, e até mesmo iniciativas na comunidade onde vivem”, afirma Leo Burd, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachussets e diretor da RBAC.
Entre as atividades cadastradas no “Mural da Rede” está a criação do álbum de figurinhas sobre os biomas brasileiros, feito pelos alunos da professora Andreia Tomaz, da Escola Municipal Prof. Sada Salomão Hossri, de Jaguariúna, São Paulo, e a criação de um núcleo específico sobre Aprendizagem Criativa que agrega as escolas do bairro São Mateus, na Zona Leste, ligadas a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo)
Estes são dois exemplos de como utilizar o conceito Mão na Massa, expressão que significa exatamente usar as mãos para produzir projetos e atividades, envolve autoria, construção e liberdade criativa. O “fazer para aprender” é um elemento central da Aprendizagem Criativa, uma abordagem educacional baseada no construcionismo de Seymour Papert, pesquisador do Massachusets Institute of Technology (MIT), e inspirada nas ideias de grandes pensadores como Piaget, Paulo Freire e Montessori.
A Aprendizagem Criativa busca uma educação mais lúdica, criativa e descontraída, ampliando o conhecimento a partir do contexto cultural, social e ambiental de cada pessoa envolvida. Para incentivar os educadores a pensar seus projetos, a RBAC lançou o site do Dia do Mão na Massa e um E-Book com informações sobre o conceito do Mão na Massa, além do mural para que todos educadores cadastrem e compartilhem seus projetos e atividades.
Criada em 2015, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa está atualmente presente em todas as regiões do Brasil com mais de 20 núcleos regionais e 4 mil membros, que são incentivados a adotar e promover a aprendizagem criativa localmente. Por meio de oficinas, encontros de voluntários, Festivais de Invenção e Criatividade e disponibilização de recursos educacionais, a RBAC fomenta a disseminação e a adoção de práticas mais mão na massa, criativas e relevantes para os alunos de todo o Brasil.