Em 2020, serão 664 escolas no programa; meta é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até 2023
O Governador João Doria e o Secretário da Educação Rossieli Soares anunciaram nesta sexta-feira (13) a expansão do ensino integral em São Paulo.
A partir de 2020, o PEI (Programa de Ensino Integral) estará presente em 664 escolas da rede estadual do estado, com investimento de aproximadamente R$ 321 milhões.
Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade. A expectativa do Governo é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023.
As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e avaliação do grau de vulnerabilidade socioeconômica das comunidades atendidas pelas escolas.
Entre as escolas contempladas, 92 já vigoram no modelo ETI (Escola de Tempo Integral). Embora tenham uma carga horária maior, elas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular.
“O tempo a mais que o aluno permanece na escola, com tutoria individualizada de professores, fortalece os vínculos de aprendizagem. Faz toda a diferença o regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola para o professor, melhorando a qualidade das condições de trabalho docente”, disse o secretário Rossieli.
Sobre o PEI
Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se autoorganizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc.
Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.
A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Trinta e seis das 247 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham.
Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.
Neste ano, 545 escolas da rede estadual manifestaram interesse em aderir ao PEI. Em 2021, outras escolas da rede terão prioridade na expansão do programa.
E os professores categoria O, como ficam nessa? Eu mesma respondo, não ficam, ficaremos desempregados, é isso mesmo??
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail. Att
Acho interessante tal proposta, minha dúvida é a falta de condições, compromisso, estrutura em materiais que não tem como atender, por exemplo: Minha Disciplina é Quimica pois falta até papel imagina reagentes, vidrarias.
Realizo anual Mostras Científicas com envolvimento da UE nós turnos, de Robô até creme Hidratante.
Trabalho em uma escola PEI a seis anos. O programa é maravilhoso. Ontem(13/12/2019), ao realizarmos uma cerimônia de encerramento da Educação Básica ( final do Ensino Médio). Onde os alunos receberam seus portfólios do Projeto de Vida que foi construído ao longo de sete anos, foi emocionante para nossos alunos e para o corpo docente.
Acredito muito no programa, pois ele muda a realidade de nossos alunos carentes que na nossa escola tiveram s oportunidade de frequentar um escola de qualidade.
Espero que o governo invista mais nesse projeto dando às escolas participantes do programa incentivos financeiros para manter essa excelência, pois acreditem ela dá resultados positivos.
Sou diretora da EE Professora Gracinda Maria Ferreira, situada na cidade de Santos.
Governador , vossa excelência pode ampliar as PEIS , mas primeiro cumpra a obrigação em pagar os 10,15 ganho em justiça aos professores blz, esse sistema de PEI é excludente, as escola que existem não comportam todos os alunos, é tbm muitos alunos não querem esse sistema, até pq a aprendizagem não melhoram em nada , a metodologia é a mesma, perdoa senhor governador , mas seja justo com a categoria dos professores e familiares de estudantes. Sem mais agradeço atenção e compreensão de vossa senhoria.
Vejo esse projeto da escola do tempo integral como um meio de manter os alunos mais tempo na escola , esse projeto não vai melhorar em nada perante o ensino de a prendizagem isso ter mais verbas desviada da educação , os alunos vão destruir maís as estruturas escolares como vem acontecendo atualmente , descaso total da educação , os pais quer que os docentes assumam um papel que não é da competência dos docentes , os professores estão lá pra ensinar e não ser pai de alunos desordeiros como acontece em vários vampo da educação , os órgão público tem que punir primeiramente os pais de alunos bagunceiros que não respeitam ninguém ao passar do portão para dentro da escola isso é muito grave , para quem quer ensinar ou transformar as crianças em cidadão .
Eu quero saber quanto os Instituto Ayrton Senna está levando dos impostos que pagamos pra dar assessoria a secretaria da educação, vindo daquela Viviane Senna que nunca colocou o pé em uma sala de aula particular que dirá, pública, quero que o CPP questione isso, pf.
Como assim “novo” programa? O Pei já funciona assim desde 2012. A reportagem, a notícia está confusa, mal redigida!
Na verdade, escolas caindo aos pedaços , professores desmotivado por baixos salários ,este governador acha que engana quem.
Todas as escolas deveriam ser PEI porque atende as necessidades dos jovens ,na maioria sem a companhia de pais ou responsável, e vulnerável aos descaminhos da vadiagem por não terem projetos de vida .Esse modelo pedagógico atende ao protagonismo juvenil ,eu acho fantástico para nossos jovens mas desde que seja supervisinado e acompanhafe por pessoas comprometidas e competentes.Grata Elza Marcia
As escolas integrais são instrumentos importantes na evolução da educação.
As escolas de tempo integral.devem.ser um.difrencial e atualmente algumas escolas com.este modelo nao.estao.suprindo.as necessidades dos alunos,pois nao.ha estrutura para isso.e tenho.percebido qie os alunos ficam.ali para passar o tempo,pois cursos e outras opcoes que sao faladas nao vem.ocorrendo,preciso.o governo.antes de fazer isso ou aquilo dar base e respeitar o professor ,pois o que estamos vendo.e vivendo atualmente e desmotivador e os nossos direitos estao sendo jogados ao.vento.sem.ao menos podermos opinar.Entao antes de escolas de tempo.integral respeite quem.ainda consegue muda e fazer algo.difetente pelo ser humano.
Como descobrimos quais são essas escolas? E onde elas estão?
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Participar da classificação do PEI, para a norte 2
Participar do programa PEI.
Um investimento gigantesco para algumas escolas e melhores salários para alguns professores.
E o restante da rede?
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Grande piada, continuamos com uma educação para inglês ver. É lamentável como anda as nossas escolas, algumas tem vazamento no teto, quando chove em outras escola a água da chuva se infiltra pelas janelas, temos escolas que a lousa parece uma lixa. Muitas escolas não tem computadores para os alunos, alguma escola tem que juntar 6 alunos, para fazerem uma atividade de pequisa no computador. Escolas faltam o básico, papel higiênico para os alunos, sem contar que em algumas escolas faltam até merenda, ou temperos básicos para a alimentação. Atualmente são duas pessoas para limpar os banheiros, lavar o pátio, limpar as classes e limpar a quadra” há isso quando tem quadra”. Sobre as salas ” mal vendidas, na época do calor o único ventilador além de circular o ar quem da sala, faz um barulho infernal, outros com um tempo funcionando percebemos um cheiro de queimado”, que por sua vez somos obrigados a desligar o ventilador.
Sobre os alunos, em sua maioria 70%, não que em fazer nada, a não ser ficar, com brincadeiras e bate papo o tempo todos, muitos não conseguem conversar e só sabem falar alto e Semp fora do lugar, 15%, dos alunos na verdade só falam de sexo, droga, e quem pegou quem, e quem já usou isso, ou aquilo, 10% dos alunos não sabe o que é escola, pois são extremamente irônicos, gostam de provocar os professorés e os colegas o tempo todo. A pequena porcentagem que sobra, 5% são os que realmente vem para a escola estudar. Vou parar por aqui, pois se eu continuar vou escrever um livro, ou um Doutorado reconhecido pala USP.
Esse governo é uma piada, o melhor a piada continua, muda -se governo do Estaso, poda-se presidente e a educação continua na UTI…
É um absurdo o que o Governador está fazendo com os professores da rede estadual….Falta de respeito total,para falar o mínimo.????
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Quero participar do programa de educação integral.
Gostaria muito de saber o nome é localidade das escolas já que ninguém atende o telefone na diretoria de ensino o de São Carlos -Sp.
Um absurdo!
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