A Sede Central e as Subsedes na capital do Centro do Professorado Paulista não terão expediente na próxima segunda-feira (11) e terça-feira (12), quando é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data é considerada nacional desde 1980 pelo Decreto Lei 6.802, e também é nesse dia que é celebrado o Dia das Crianças.
O atendimento ao público será retomado na quarta-feira (13), das 8h às 17h30, mantidas as restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Curiosidade da Padroeira do Brasil
Devido à importância que esta santa possui no país, em 1946 foi iniciada a construção de um santuário dedicado a Ela no estado de São Paulo. De acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes, que até então vinhas vazias, abundavam em peixes.
Dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes. Em 1868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem. Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.