Em sua 10ª edição, competição registrou participação recorde de mais de 30,8 mil textos inscritos
Foram anunciados nesta quinta-feira (20) os premiados da 10ª edição do Concurso de Redação, realizado em parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Núcleo de Educação em Câncer (NEC) do Hospital de Amor. A cerimônia, realizada na própria unidade hospitalar, contou com a participação do Diretor Executivo e Científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor, Dr. Rui Manuel Vieira Reis, além da participação remota do Secretário Estadual da Educação, Hubert Alquéres, com transmissão para toda a rede estadual pelo Centro de Mídias de SP.
Gabrielle Yngrydy Pereira Santos, da Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes, em São Carlos, foi a 1ª colocada com a redação intitulada “Câncer infantojuvenil: tenho tudo a ver com isso!”.
“Meu sentimento é de muita felicidade. Eu acho que a importância desse concurso é conscientizar as pessoas. Eu pude além de escrever, aprender várias coisas que quero levar para outras pessoas. A minha escola e professora, além do tutor, me motivaram bastante sobre a participação e a vitória me motivou muito a fazer um curso de medicina na especialidade de pediatria”, conta.
Sob o tema “Se ligue aos Sinais e Sintomas: o Câncer Infantojuvenil é uma possibilidade”, o concurso bateu o recorde das suas edições anteriores atingindo mais de 30,8 mil redações produzidas e inscritas. Ao todo, participaram 554 escolas estaduais de todo estado e 4 escolas particulares e da rede municipal de Barretos.
“O Brasil avançou muito no tratamento dessa doença ao longo dos últimos anos, mas o diagnóstico precoce é fundamental nesses casos, por isso é importante que cada vez mais pessoas saibam quais são os principais sintomas da doença, que tem cura quando diagnosticada precocemente. Nosso principal desafio é espalhar essa mensagem, e foi isso que aconteceu com o nosso concurso com todas as mais de 30 mil redações neste ano. Entre os finalistas, cinco estudantes da rede estadual de ensino”, ressalta o professor Hubert Alquéres.
Em conjunto a escolha da campeã, a cerimônia de premiação entregou às cinco finalistas, todas mulheres, a possibilidade de participar de três dias de estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) do Hospital de Amor, realizado ao longo desta semana. Neste período as estudantes puderam desenvolver atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimuladas a conhecerem os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, bem como a identificação precoce e tratamentos antecipados da doença. Somado a semana de estudos, o concurso premiou com um notebook a 1ª colocada e sua professora, já as demais finalistas receberam um tablet.
Expandindo cada vez mais a participação de estudantes na pauta de saúde, o objetivo do concurso é difundir conhecimento, popularizar a ciência e estimular jovens talentos na investigação científica, visando gerar inovações que sejam revertidas e beneficiem toda a sociedade.
Veja quem são os premiados:
1º lugar
Estudante: Gabrielle Yngrydy Pereira Santos
Professor: Mariana Bezerra Bellini
Unidade Escolar: E.E. Dona Aracy Leite Pereira Lopes
Cidade: São Carlos
Diretoria de Ensino: São Carlos
2º lugar
Estudante: Alessandra Batista da Silva
Professor: Daniela Baptista Pereira Gut
Unidade Escolar: E.E. Matilde Vieira
Cidade: Avaré
Diretoria de Ensino: Avaré
3º lugar
Estudante: Maria Eloisa Barbosa Limeira Alves
Professor: Giscard Vieira Pedroso dos Santos
Unidade Escolar: E.E. Odilon Leite Ferraz
Cidade: Louveira
Diretoria de Ensino: Jundiaí
4º lugar
Estudante: Isabelle Antoniassi Rodrigues
Professor: Tatiane Barcelos e Sara Rodrigues
Unidade Escolar: E.E. Pedro Nunes Rocha
Cidade: Franca
Diretoria de Ensino: Franca
5º lugar
Estudante: Maria Clara dos Santos Moreira Lacerda
Professor: Alessandra R. Goulart Casavechia
Unidade Escolar: E.E. Profª Regina Valarini Vieira
Cidade: Birigui
Diretoria de Ensino: Birigui