Segundo A SEE os alunos do Ensino Médio da rede estadual já podem se inscrever nos cursos profissionalizantes do projeto da Educação em parceria com o Via Rápida Emprego. A meta é com que as aulas, com o foco no mercado de trabalho, sejam oferecidas após o curso, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual.
– A inscrição pode ser feita aqui
O estudante deve possuir CPF e criar um nome de usuário e senha no sistema do Via Rápida. Após preencher os dados requeridos, como idade, endereço e número de contato, entre outros, é preciso selecionar o nível de graduação “Ensino Médio” e, em seguida, selecionar “cursando”. Com isso, irão aparecer as opções de cursos disponíveis. Após selecionar o curso desejado, o aluno receberá confirmação do cadastro e começará a receber as oportunidades.
As aulas devem começar até o final de abril.
As vagas são distribuídas em 330 escolas estaduais, de 135 municípios diferentes, sendo 8.500 oportunidades na capital e Grande São Paulo e outras 11.500 no interior. As unidades foram selecionadas por terem estrutura que comporte ao menos duas turmas extras – de 30 alunos em cada sala – disponíveis para o “Via Rápida”.Após a conclusão dos cursos, todos os participantes recebem certificados de qualificação profissional e podem ser encaminhados a programas remunerados de estágios.
Secom/CPP