Segundo o Censo da Educação Básica, cresceu o número de alunos do ensino fundamental matriculados em escolas de tempo integral. Desde 2010, o aumento foi de 139%, chegando a 3,1 milhões de alunos. O número ainda representa apenas 10,9% dos estudantes do ensino fundamental.
O MEC garante que a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), em atender 25% dos alunos na modalidade, é bem praticável, ainda que os índices de cada Estado sejam bem diferentes. Acompanhe os números: em Alagoas, apenas 0,36% das matrículas do ensino fundamental é de tempo integral – contra 26% de Tocantins. Em São Paulo, o ensino integral atende 115 mil alunos agregando as redes particular e pública,possui o maior número de alunos em tempo integral.
SECOM/CPP
O que o Governo e a SEE estão fazendo para preparar os professores para esta demanda? Estão aumentando o número de escolas, ofertas para alunos , mas não tenho visto professores suficientes para acompanhar isto. Corre-se e risco de termos uma falta grave de profissionais para dar conta disto..