A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil é única em âmbito nacional, que tem por objetivo conhecer o comportamento leitor e os indicadores de leitura dos brasileiros. Aplicada pela primeira vez em 2001, passou, em 2007, a seguir as orientações metodológicas do CERLALC-UNESCO com o objetivo de construir séries históricas e comparar com os resultados de outros países da IberoAmérica que seguem a mesma metodologia.

Seguiu essa metodologia, com adaptações à realidade brasileira, em 2007, 2011 e, mais recentemente, em 2015. A cada edição buscou o aperfeiçoamentos acolhendo sugestões de especialistas que analisaram seus resultados. Ganhou legitimidade e, hoje, é citada em diferentes estudos, projetos e mídia especializada, tornando-se referencia quando se analisa hábitos e indicadores de leitura dos brasileiros. Tem por objetivo, também, orientar políticas públicas do livro e leitura.

Esse estudo é a contribuição da cadeia produtiva, representada pelas entidades do livro: Abrelivros, CBL e SNEL, para orientar políticas publicas do livro e leitura e ações de fomento a leitura e acesso ao livro,  promovidas pela sociedade civil. O Instituto Pró Livro (uma OSCIP, criada em 2007, com o objetivo de fomento à leitura e de acesso ao livro) tem buscado manter o compromisso de aplicar a pesquisa a cada quatro anos e, para isso, conta com a participação e o patrocínio das entidades fundadoras e mantenedoras do IPL: ABRELIVROS, CBL e SNEL.

Sobre o Seminário:

Público-alvo: Dirigentes e especialistas de ministérios e órgãos estaduais e municipais da educação e cultura; de órgãos não governamentais que promovem a leitura; da cadeia produtiva do livro e suas entidades. Pesquisadores, educadores, bibliotecários, voluntários e agentes culturais da leitura.

Objetivos Específicos:

Apresentar os resultados da quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que teve por objetivo conhecer os indicadores de leitura; o perfil do leitor e do não leitor de livros; as preferências e motivações dos leitores; a percepção da leitura no imaginário; as tendências e as leituras em suporte digital e os canais e formas de acesso ao livro. Reunir especialistas para promover a reflexão sobre a situação da leitura no país e sobre a efetividade das ações e políticas públicas do livro e leitura; confirmar o compromisso do IPL de viabilizar a construção de séries históricas sobre  indicadores de leitura.
 

Confira a programação  
         
Serviço

Seminário de Lançamento da 4ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

18 de maio, das 13 às 18 horas

Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo – SP