A Secretaria Municipal da Educação abre inscrições, de 7 a 17 de abril, para o “Curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase na Deficiência Múltipla”, nível de pós-graduação, destinado a professores de Educação Infantil, Educação Infantil e Ensino Fundamental I, professores de Ensino Fundamental II e Médio e os professores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS). Os interessados deverão ir ao Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão (CEFAI) no período indicado acima para preenchimento da ficha de inscrição.
O curso será ministrado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo é oferecer, aos educadores, referenciais teóricos específicos, bem como conhecimentos e recursos práticos necessários para o pleno atendimento dos alunos com deficiência múltipla, visando sua aprendizagem e participação nas atividades escolares, garantindo, assim, a sua inclusão educacional e social.
Para a Diretora do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Renata Garcia, “a realização deste curso surgiu da necessidade de formar recursos humanos para atuarem nos serviços de educação especial na Rede Municipal de Ensino, e ainda de apoiar as Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) no trabalho com educandos com deficiência múltipla e surdocegueira”. Renata ressalta que esta ação está em consonância com a Meta 54 do Plano de Metas do Governo: “Revitalizar os CEFAIS assegurando a formação de professores e o acompanhamento aos alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino”.
Segundo a SME, várias instituições de Ensino Superior enviaram propostas para a realização deste curso, porém, de acordo com Renata, “após análise criteriosa das propostas recebidas, a Secretaria Municipal de Educação optou pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, conceituada instituição de ensino que entre 2001 e 2007 realizou por meio de convênio com o Programa Hilton Perkins e com a Blind School for the Blind, dos EUA, cursos de pós-graduação, latu sensu, reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), para a formação de educadores de pessoas com deficiência múltipla e surdocegueira”.
Os interessados em realizar o curso devem ter concluído um curso de graduação na área da educação e não possuir curso de pós-graduação na área das deficiências – e também se comprometer em atuar nas Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAI) ou nos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) das Diretorias Regionais de Educação, bem como apoiar a construção de práticas que atendam às necessidades dos educandos com deficiência múltipla e surdocegueira nas EMEBS.
A carga horária do curso que acontecerá de abril de 2014 a setembro de 2015, é de 450 horas. Sempre aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30, no Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizado na Rua da Consolação, 930, no bairro da Consolação.
São oferecidas 150 vagas, distribuídas entre as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da seguinte forma: DRE Butantã: 10 vagas; DRE Campo Limpo: 15; DRE Capela do Socorro: 12; DRE Freguesia do Ó: 12; DRE Guaianases: 11; DRE Ipiranga: 10; DRE Itaquera: 10; DRE Jaçanã-Tremembé: 11; DRE Penha: 10; DRE Pirituba-Jaraguá: 14; DRE Santo Amaro: 12; DRE São Mateus: 12 e DRE São Miguel Paulista: 11.
Importante lembrar que a Rede Municipal de Ensino atende 2.174 educandos com deficiência múltipla em suas Unidades Educacionais.
Secom/CPP
